Tem início a temporada de colheita das uvas da Vinícola Brasília – a primeira do DF

Convidados participam da colheita das uvas do primeiro vinho 100% brasiliense
Convidados participam da colheita das uvas Syrah produzidas no Cerrado

O 11 de agosto deste ano entrou para a História do vinho do DF. Nesta data, foram colhidas partes das uvas da safra 2021 que vão integrar alguns dos vinhos que serão elaborado pela vinícola Brasília, a primeira da região. Tive a oportunidade de integrar o time que participou desse momento e vou narrar um pouco da minha experiência aqui pra vocês.

Ronaldo Triacca e eu
Ronaldo Triacca, Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, e eu durante colheita 2021

A vindima aconteceu na Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, que fica na região do PAD-DF (BR-251 Brasília-Unaí) a  pouco mais de 45 minutos do Plano Piloto, um lugar charmoso e especial idealizado inicialmente para receber turistas em busca de tranquilidade e contato com a natureza, e que agora passou a integrar de forma pioneira a emergente rota de enoturismo de Brasília. O local já conta com 5 hectares de vinhedos plantados,

Amanhecer na pousada Villa Triacca
Amanhecer na pousada Villa Triacca

O início da colheita começou às 6h da manhã, o que fez os participantes do evento madrugarem literalmente. É importante colher as uvas com a temperatura baixa para garantir algumas características aromáticas da fruta.

Villa Triacca – pioneira no enoturismo de Brasília

Quem já participou dessa experiência sabe, que apesar das belas fotografias da ocasião, nem tudo são flores na hora do trabalho na videira. Apesar de muito prazerosa, principalmente para enófilos curiosos, é um tanto exaustiva e requer atenção.

Os cachos devem ser selecionados e cortados com cuidado, em seguida, colocados nas caixas com muito carinho – um a um –  para que não se danifiquem. Esse movimento de abaixar e levantar pode gerar um certo desconforto nas costas de quem não tem muita afinidade com a prática – meu caso!!! Rsrsrsrs. Mas nada que ofusque o prazer de participar de um momento único e mágico para a produção de um vinho.

Outro detalhe interessante de participar de uma atividade como essa aqui no DF é que, devido às condições climáticas locais – com noites frias e dias quentes – a gente começa a colher as uvas ainda no frio e ao final, por volta das 9h30, já está debaixo de um sol bem quentinho. Isso faz com que os agasalhos fiquem esparramados pelas videiras durante a atividade servindo como guias dos locais por onde passamos. Ah! Essa diferença do clima – conhecida por amplitude térmica – é algo extremamente importante para propiciar a maturação adequada das uvas aqui do Planalto Central.

Uvas são recolhidas do campo o mais rápido possível após a colheita para que não esquentem

Colheita de Inverno

Diferentemente das regiões vitiviníferas tradicionais, que colhem as uvas no verão, como as localizadas no Sul do Brasil, a produção de vinho de qualidade no DF só é algo possível por conta da técnica chamada “colheita de inverno” – uma inovação que há quase uma década já rende bons frutos na Serra da Mantiqueira, tanto em Minas como em São Paulo. Na prática, essa é uma técnica vitivinícola que inverte o ciclo da videira para que a colheita aconteça num período mais propício, ou seja, durante a seca do inverno e após período de maturação adequado das uvas.As uvas colhidas foram a Syrah, casta que se adaptou muito bem ao “terroir” do Cerrado de Altitude e que é de adaptação mais fácil.

A técnica da dupla poda aliada à amplitude térmica possibilita a obtenção de uvas viníferas de qualidade aqui no Distrito Federal

No primeiro dia da vindima foram colhidas 3.590kg de Syrah. A safra deste ano deve render ao todo 5.340kg, ou seja, cerca de 3500 garrafas. Parte delas, inclusive, já será comercializada no início do próximo ano. Para Ronaldo Triacca, a expectativa com relação à qualidade desses vinhos é a melhor possível “Acho que será uma excelente safra. A uva estava excepcional e dará um vinho bem encorpado, com cerca de 14% de álcool”, revela entusiasmado.

Seu Claudino

Há dois anos, o visionário paranaense Ronaldo Triacca – nome que será sempre associado à produção de vinhos finos e ao enoturismo no DF –  produziu o primeiro vinho com uvas do cerrado. Como ainda não tinha estrutura adequada, as uvas foram levadas para Minas Gerais e lá foram vinificadas com ajuda dos pesquisadores da Epamig (Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais). O vinho foi batizado de “Seu Claudino” em homenagem ao pai de Triacca e ficou conhecido como o primeiro vinho de Brasília.

Parte das uvas que colhemos no dia 11 de agosto, também serão utilizadas para a produção do Seu Claudino – que a partir de agora – passa a ser oficialmente o primeiro vinho fino tinto a ser produzido não só com uvas do DF, mas também em solos daqui, ou seja, 100% brasiliense.

Recompensa

Após a vindima, um delicioso café colonial foi servido e como forma de recompensa pelo trabalho voluntário dos participantes convidados, a família Triacca serviu em primeira mão o vinho Dona Irani Syrah rosé, feito em “homenagem à mãe de Ronaldo”. De cor intensa e sabor marcante, o vinho integrará o portfólio da Villa Triacca ao lado de “Seu Claudino”.

Cláudia Oliveira, vice-presidente da ABS-DF, Ana Triacca e eu brindando com o Rosé Dona Irani

A colheita na Villa Triacca ainda não acabou. As uvas syrahs já foram todas colhidas, mas ainda faltam cerca de meia tonelada, entre Marselan, Sangiovese e Grenache. Por enquanto, a participação na vindima está aberta apenas para convidados. Mas, com certeza, a partir do próximo ano, será um programa imperdível que entrará para a agenda de muitos amantes de vinho da cidade.

Vinícola Brasília

Uma parceria entre dez agricultores do Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) está tornando possível a implantação da primeira vinícola de Brasília, que deverá entrar em pleno funcionamento no início do próximo ano. Unindo esforços para diminuir custos, a expectativa é que a vinícola produza 200 mil litros de vinho por ano – totalizando, inicialmente 11 rótulos – um de cada propriedade envolvida e um blend exclusivo com uvas de todos os sócios.

 Integram a Vinicola Brasília, além da Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos. a Miro Vinhos e Vinhedos Ltda, a Ercoara – Cordeiro e Vinho, a Hartos – Vitivinicultura, a Vinícola Marchese, a Oma Sena Vinhos e Vinhedos, a Horus Vinhos e Vinhedos do Planalto, a Casa Vitor, a Toscana do Cerrado, a Vista Da Mata. Se depender desses empresários, que também já estão plantando e/ou colhendo uvas nesse inverno, sem dúvidas, muito em breve, Brasília despontará no mercado de produção de vinhos nacionais e enoturismo. Com certeza, vamos ser testemunhas e partícipes desse momento!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…