Vin Jaune – Curiosidades

Vin Jaune no blog de vinho

O Vin Jaune, também conhecido como Vinho Amarelo, é um vinho especial produzido na região do Jura, na França. Ele é elaborado a partir da uva Savagnin e passa por um processo de envelhecimento peculiar e como dizem: uma das magias do vinho.

Durante o envelhecimento em barris de carvalho, que passa por 6 anos e 3 meses, uma camada de leveduras chamada de voile (véu) se forma sobre o líquido (semelhante à flor do Jerez). Além de proteger o vinho do contato direto com o ar, ela transforma o acetato etílico e ácidos em aldeídos. Essa oxidação controlada produz vinhos com características únicas e com grande potencial de envelhecimento. Essas leveduras consomem o oxigênio presente no barril, promovendo uma lenta oxidação controlada do vinho. Inclusive os barris não podem ser movidos por 60 meses durante esse período,

Nesse processo, as leveduras também consomem qualquer açúcar residual que possa estar presente no vinho. Isso faz com que o Vin Jaune seja seco, ou seja, sem açúcar residual perceptível. A concentração de álcool no vinho aumenta à medida que o açúcar é consumido pelas leveduras. O resultado é um vinho seco, com aromas e sabores únicos, característicos do Vin Jaune.

Vin Jaune - estágio em barricas e contato com leveduras

A uva Savagnin é colhida muito madura (mesmo afetada pela podridão nobre) durante a segunda quinzena de outubro, depois seu mosto é vinificado em vinho branco seco. Então pode sim ter Botrytis (algo não muito comum no Jura, mas possível). É colhida quando está muito madura, buscando alcançar um nível de doçura adequado para a produção de Vin Jaune.

450 hectares na região do Jura
Uva Savagnin – 450 hectares na região do Jura

A podridão nobre é um fenômeno desejável em algumas regiões vinícolas, como Sauternes, na França, onde produzem vinhos doces de alta qualidade. No entanto, é importante ressaltar, e inclusive esclarecendo dúvidas frequentes, que os vinhos Vin Jaune não é doce, pois o processo de envelhecimento e oxidação controlada transforma o açúcar em álcool e consome qualquer doçura residual.

Portanto, embora possa haver casos isolados em que a uva Savagnin seja afetada pela Botrytis no Jura, a maioria dos Vin Jaune é seca, resultando em vinhos característicos e complexos, sem doçura perceptível.

Quem tiver a oportunidade de comprar, a importadora World Wine oferece uma opção do Vin Jaune da produtora Jérôme Arnoux em torno de R$1000,00. E é garantido: vale a pena!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…