
Recentemente fui contratada pela Messem Investimentos – melhor empresa de investimentos do Brasil em 2019 – para ministrar uma aula on-line de “Como Degustar Vinhos” para alguns de seus clientes. O convite partiu da assessora de investimentos Ana Célia Furtado, que identificou que o vinho é um dos principais hobbies das pessoas às quais presta consultoria. O evento reuniu 12 pessoas em uma sala virtual da Zoom e durou cerca de 1h20min. Juntos degustamos um vinho escolhido por mim que foi enviado para cada cliente pela Messem. A iniciativa teve tanto sucesso que em breve será repetida!

A verdade é que quando o assunto é o estreitamento das relações comerciais, o vinho é, sem dúvidas, uma excelente maneira de agradar. Um almoço ou jantar regado a um vinho de qualidade, o envio de uma cesta de happy hour com a bebida, um vinho personalizado (com uma mensagem especial na capa ou no rótulo da garrafa de vinho), uma assinatura mensal de um clube de vinhos ou até mesmo uma aula/degustação com um especialista são algumas maneiras de agradar.

O mais interessante é que não existem regras rígidas quando o assunto é presentear alguém com vinho no mundo dos negócios. Qualquer ocasião, portanto, pode ser indicada:
– Lançamento de um novo produto
– Assinatura de novos clientes
– Conclusão de um negócio
– Reconhecimento de Clientes Especiais
– Prêmios de desempenho
– Reconhecimento de um grande fornecedor
– Posse em algum cargo especial
O fato é que, nos dias de hoje, o vinho é considerado uma demonstração apropriada de gratidão entre os parceiros de negócios e tornou-se uma tendência que adiciona uma nova dimensão às relações comerciais.
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Portanto, se você deseja incentivar um relacionamento corporativo de longo, médio ou até curto prazo, envie vinho ou ofereça alguma ação e/ou acessórios ligados a ele! Com certeza, seus parceiros e clientes ficarão muito agradecidos com o presente e você terá fortalecido e solidificado uma relação comercial valiosa.