Recentemente fui contratada pela Messem Investimentos – melhor empresa de investimentos do Brasil em 2019 – para ministrar uma aula on-line de “Como Degustar Vinhos” para alguns de seus clientes. O convite partiu da assessora de investimentos Ana Célia Furtado, que identificou que o vinho é um dos principais hobbies das pessoas às quais presta consultoria. O evento reuniu 12 pessoas em uma sala virtual da Zoom e durou cerca de 1h20min. Juntos degustamos um vinho escolhido por mim que foi enviado para cada cliente pela Messem. A iniciativa teve tanto sucesso que em breve será repetida!
A verdade é que quando o assunto é o estreitamento das relações comerciais, o vinho é, sem dúvidas, uma excelente maneira de agradar. Um almoço ou jantar regado a um vinho de qualidade, o envio de uma cesta de happy hour com a bebida, um vinho personalizado (com uma mensagem especial na capa ou no rótulo da garrafa de vinho), uma assinatura mensal de um clube de vinhos ou até mesmo uma aula/degustação com um especialista são algumas maneiras de agradar.
O mais interessante é que não existem regras rígidas quando o assunto é presentear alguém com vinho no mundo dos negócios. Qualquer ocasião, portanto, pode ser indicada:
– Lançamento de um novo produto
– Assinatura de novos clientes
– Conclusão de um negócio
– Reconhecimento de Clientes Especiais
– Prêmios de desempenho
– Reconhecimento de um grande fornecedor
– Posse em algum cargo especial
O fato é que, nos dias de hoje, o vinho é considerado uma demonstração apropriada de gratidão entre os parceiros de negócios e tornou-se uma tendência que adiciona uma nova dimensão às relações comerciais.
Portanto, se você deseja incentivar um relacionamento corporativo de longo, médio ou até curto prazo, envie vinho ou ofereça alguma ação e/ou acessórios ligados a ele! Com certeza, seus parceiros e clientes ficarão muito agradecidos com o presente e você terá fortalecido e solidificado uma relação comercial valiosa.