Vinho Tinto é nova arma contra cáries

polifenóis contra cáries
Cáries? Vinho tinto nelas!

Essa é para sorrir muito: pesquisa de cientistas suíços e espanhóis recentemente publicada na revista científica  Journal of Agricultural and Food Chemistry revelou que o  vinho tinto é potente na prevenção de cáries e gengivites. Em testes realizados em laboratório, a bebida mostrou que contém elementos importantes que ajudam a matar bactérias e evitar essas doenças que afetam cerca de 60% a 90% da população mundial.

Cientistas descobrem que vinho é arma contra cárie
Vinho Tinto é arma contra cáries!!!

Um composto presente no vinho tinto: os polifenóis, são os responsáveis por bloquear a ação da bactéria Streptococcusmutans na boca, fazendo com que as bactérias boas se proliferem e as más sejam impedidas de danificar os dentes. Quando unidas, e sem a ação dos polifenóis, essas bactérias formam comunidades difíceis de serem eliminadas. Elas se transformam em placas e começam a produzir ácidos que danificam os dentes. Mesmo com diárias escovações e uso de enxaguantes bucais, os efeitos são limitados.

Para os testes, pesquisadores cultivaram as bactérias presentes na boca e as mergulharam, por alguns minutos, em diversos líquidos, entre eles vinho. Com a nova descoberta, em breve poderemos ter pastas de dentes e enxagues bucais à base de vinho tinto…Com essa novidade, só mesmo brindando: tim tim!

 

 

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Destaques do Dia do Vinho

Depois de conquistar o público brasiliense com bons vinhos, alta gastronomia e sofisticação, o Dia…

Explorando o Alentejo através dos Vinhos da Herdade do Peso

Participei de uma empolgante degustação organizada pela Zahil, destacando os prestigiados vinhos da Herdade do…

Descobrindo os tesouros da Vinícola Barbanera

Participei de uma degustação no restaurante Piselli, organizada pela Del Maipo importadora, para apresentar cinco…

Porto a Porto promove almoço harmonizado com vinhos da linha VOGA Itália

Participei de um evento memorável organizado pela Porto a Porto, onde tive a oportunidade de…