Vinícola Salton promove evento sobre Sustentabilidade

Evento sobre Sustentabilidade da Salton reúne 350 pessoas em dois dias
Evento sobre Sustentabilidade da Salton reúne 350 pessoas em dois dias

As novidades relacionadas ao cultivo da uva e, sobretudo, as atualizações sobre a temática da sustentabilidade na viticultura se tornaram o foco da primeira edição do evento Ciclos & Vinhas: Semeando a Sustentabilidade, realizado pela Família Salton nos dias 28 e 29 de junho. Pelo menos 350 pessoas participaram da iniciativa inédita que ocorreu na sede da vinícola, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Dentre os participantes, além da comunidade em geral, estavam profissionais parceiros da Salton e estudantes dos cursos de Agronomia, Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

As atualizações do setor foram compartilhadas por instituições apoiadoras da iniciativa, como a Embrapa Uva & Vinho, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o IFRS. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, palestrou sobre o uso de tecnologias para o desenvolvimento de uma viticultura sustentável. “Um aspecto que temos falado bastante é o uso de ferramentas para a melhor decisão do controle de doenças. Nós temos hoje equipamentos que permitem monitorar o clima do vinhedo e determinar o momento certo de tratar a planta, e claro, como realizar esse tratamento”, exemplificou o pesquisador.

O diretor-presidente da vinícola, Maurício Salton, explicou sobre a Jornada Sustentável da Salton: a companhia vem investindo em pesquisas para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para todo o setor. Em parcerias com universidades como a UFSM e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), os estudos envolvem as áreas de viticultura, enologia, produção e distribuição e já trazem resultados inéditos para o setor vitivinícola brasileiro. Um destes trabalhos resultou no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), ainda em sua versão preliminar, apresentado recentemente pela companhia.

O estudo identificou o impacto ambiental da vinícola, mapeando as melhores práticas e preparando a empresa para reduzir suas emissões. “A Salton está sendo pioneira em identificar estes dados, inéditos no Brasil, e que servirão de base científica a todo o setor, escrevendo um importante capítulo na história da vitivinicultura nacional, voltado à sustentabilidade”, define o presidente. Com base neste inventário, a empresa já iniciou projetos para preservação de biomas e redução de herbicidas. Ainda promoveu mudanças com relação à combustão móvel relacionada às atividades internas.

Além das palestras que ocorreram durante os dois dias de evento, os visitantes puderam conferir uma amostra técnica com 15 expositores – dentre eles, empresas especializadas em agricultura e também instituições de pesquisa. Os participantes apresentaram novidades tecnológicas com foco em sustentabilidade no campo, eficiência na aplicação de recursos e otimização no uso de defensivos agrícolas.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…