Entre os dias 12 e 14 de agosto, o projeto setorial Wines of Brazil, conduzido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, realizou uma importante ação promocional no Uruguai, em colaboração com a Embaixada do Brasil em Montevidéu. A iniciativa teve como objetivo aumentar o reconhecimento dos vinhos brasileiros no mercado internacional e fortalecer as relações comerciais com o país vizinho.
A ação começou com visitas técnicas de cinco vinícolas brasileiras à renomada vinícola uruguaia Família Deicas, proporcionando uma rica troca de experiências com o enólogo chefe da vinícola. Este intercâmbio foi visto como um momento estratégico de benchmarking, fortalecendo o diálogo entre as duas nações, que compartilham tradições vitivinícolas em constante evolução.
Na segunda etapa, uma masterclass foi realizada no Hotel Hilton Garden Inn, em Montevidéu, reunindo 14 jornalistas uruguaios. O evento, parte central da estratégia de promoção, destacou o panorama dos vinhos brasileiros, com foco especial nos espumantes, considerados o carro-chefe da produção nacional. A apresentação também abrangeu as diversas regiões vinícolas do Brasil, gerando grande interesse da mídia local. Como resultado, o jornalista especializado Daniel Arraspide publicou sobre o tema em seu blog, e o Wines of Brazil foi destaque no programa de rádio “Al Pan Pan”, da emissora Sarandí, uma das mais prestigiadas do país.
No dia 13 de agosto, as vinícolas brasileiras participaram de rodadas de negócios com compradores uruguaios, também no Hilton Garden Inn, estimando um volume imediato de USD 2.000,00 em negócios e uma projeção de USD 10.000,00em prospecções para os próximos 12 meses. Este resultado reforça a crescente presença dos vinhos brasileiros no mercado uruguaio.
A ação foi concluída com uma reunião setorial na Embaixada do Brasil em Montevidéu, onde foram discutidas as barreiras burocráticas que dificultam as exportações de vinhos brasileiros para o Uruguai. O encontro teve como objetivo buscar soluções para simplificar o fluxo comercial e facilitar o acesso dos vinhos nacionais ao mercado uruguaio.
Com essa iniciativa, o Wines of Brazil reafirma seu compromisso com a internacionalização dos vinhos brasileiros, promovendo a qualidade e a diversidade da produção nacional e expandindo sua atuação em novos mercados.
Leia também – VIK expande e chega ao Brasil com projeto luxuoso