Viognier Les Jamelles: um branco especialmente saboroso

Dia desses tive o enorme prazer de degustar um Viognier francês Les Jamelles. Esse vinho é trazido para o Brasil pela Winebrands e custa, em média, R$75,00.

Les Jamelles Viognier

O vinho foi apreciado num dia de sol e à beira da piscina, o que fez que ficasse mais saboro ainda. Apesar de a Viognier ser conhecida por produzir vinhos de baixa acidez, o Les Jamelle estava bem equilibrado, refrescante e leve e apresentou uma persistência média. No nariz mostrou notas florais, de jasmin, por exemplo, e toques de frutas tropicais que também se fizeram presentes na boca, além de damasco.

Sem dúvida, foi super aprovado para ser apreciado à beira da piscina. Algo que costumo fazer com frequência e recomendo.

Sobre a Viognier

Muita gente desconhece essa uva e nem sabe ao menos como se pronuncia. “Vi-o-niê” é a forma correta de se falar. É uma variedade muito reconhecida na França e que hoje está presente em diversos países, como: Estados Unidos, Espanha, África do Sul, Austrália, Chile, Argentina e até mesmo Brasil. Por ser uma uva de cultivo extremamente difícil, está propensa a mofo. Seu rendimento normalmente é baixo e necessita ser colhida bem madura para mostrar suas características. Um vinho à base de Viognier fica muito bem se harmonizado com queijo brie ou pratos tailandeses e chineses que levem curry.

E você já degustou algum Viognier? Gostou? Espero que sim!!!!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…