Vitis Aurora 2024 terá palestras e demonstrações técnicas em programação aberta ao público

A sétima edição do Vitis Aurora, promovida pela Cooperativa Vinícola Aurora, já tem sua programação definida. A feira, que combina negócios, inovação e sustentabilidade, acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio na unidade da empresa em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Destinado a agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, o evento é aberto ao público para visitação gratuita e espera receber mais de 5 mil pessoas, além de contar com cerca de 100 expositores e oferecer 10 palestras e mesas-redondas.

Uma das principais atrações será a demonstração da condução de um vinhedo em latada para colheita mecanizada. Nos intervalos das palestras, cinco startups apresentarão soluções e inovações tecnológicas para aplicação no cultivo da videira.

Segundo Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, o Vitis Aurora tem como foco apresentar soluções para os desafios diários enfrentados pelos produtores. A edição deste ano abordará temas como mão de obra, mecanização da colheita, uso racional de defensivos e linhas de crédito específicas para a viticultura, além de formas de minimizar as perdas provocadas pelo clima.

Durante os três dias do evento, a loja da unidade de Pinto Bandeira estará aberta para visitação e compra de produtos, e serão oferecidos minicursos gratuitos de degustação de vinhos. Haverá também espaço para gastronomia e Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, com a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora.

A solenidade de abertura ocorrerá no dia 7 de maio às 10h30, seguida por palestras e mesas-redondas sobre temas como manejo da cultura da uva, bioestimulantes na viticultura, e tendências climáticas para fruticultura e viticultura.

No dia 8 de maio, além de palestras sobre o papel das mulheres no cooperativismo e no agro, serão abordados assuntos como otimização da produção de vinhedos e linhas de crédito rural.

Uma das novidades deste ano será o Hacka Vitis, onde os mestrandos em viticultura do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) apresentarão soluções para desafios relacionados ao setor. Os projetos vencedores serão premiados no segundo dia do evento.

No último dia do Vitis Aurora, temas como sucessão rural, segurança no trabalho e perspectivas globais do agronegócio serão discutidos em mesas-redondas e palestras.

O evento acontecerá das 8h às 17h30 e a entrada é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455 2000.

Leia também – Luiz Argenta Terroir XXVII Brut

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Seminário apresenta resultados finais do Projeto de Enoturismo no DF

Participe do Seminário do Projeto Desenvolvimento de Tecnologias para o fomento da Vitivinicultura do Distrito…

I Love Italian Wines em Brasília

No dia 24 de maio, na bela sede da diplomacia italiana no Brasil, em Brasília-DF,…

Abrasci homenageia sommeliers de Brasília

A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) foi fundada com o propósito…

Melhores vinhos Chilenos

O Descorchados, um renomado guia de vinhos, oferece anualmente avaliações detalhadas de uma ampla gama…