Almadén: Enoturismo na Campanha e Freeshop de Vinhos

Vinícola Almadén inaugura roteiro turístico na Campanha Gaúcha
Vinícola Almadén inaugura roteiro turístico na Campanha Gaúcha

Às vésperas de completar 50 anos no Brasil, a Vinícola Almadén inaugura o Roteiro Enoturístico Almadén, em Santana do Livramento – na Campanha Gaúcha. Sem dúvidas, um novo atrativo que vai acelerar o desenvolvimento do turismo na região, já consolidada como uma das principais produtoras de vinhos finos brasileiros. O investimento da Miolo Wine Group é de R$ 3 milhões com a geração inicial de 30 novos empregos diretos e uma expectativa de atrair 100 mil visitantes por ano. O grande diferencial é a loja franca de vinhos, o primeiro free shop de vinhos do Brasil em uma vinícola, com exposição e venda dos 120 rótulos do Grupo Miolo.

Primeira loja franca de vinhos do Brasil – Almadén venderá vinhos da linha Miolo com quase 30% de desconto

Aberto para degustar a vida, seguindo o novo conceito da marca, o complexo une história, cultura e inovação num roteiro aproximado de 1 hora, que começa pelo Museu Semente, passando pelo deck panorâmico no vinhedo e pela passarela na cantina até chegar à degustação e, por fim, ao Free Shop. A primeira loja franca de vinhos do Brasil em uma vinícola chega oferecendo aos consumidores todo o portfólio do grupo com preços mais baixos em razão de estarem livres de impostos. A redução chega a aproximadamente 30%. Além do preço, a praticidade de poder comprar rótulos de todas as marcas do grupo em um único lugar é uma das vantagens. O diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, explica que este projeto expande o negócio de experiência com o consumidor final. “Nosso objetivo é transformar este roteiro no sucesso que é o enoturismo no Vale dos Vinhedos”, ressalta. Para Adriano Miolo, tornar realidade mais este projeto traz o sentimento de dever cumprido e faz reviver tudo o que aconteceu no Vale dos Vinhedos e no Vale do São Francisco nas últimas duas décadas. “Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever”, destaca.

Museu Semente
Museu Semente

Ainda mais brasileira, a Almadén tem orgulho de preservar os vinhedos de uvas viníferas mais antigos do Brasil, aplicando seu pioneirismo em enoturismo no fomento à Campanha Gaúcha, região que ostenta a Indicação de Procedência desde 2021. A Almadén, primeira marca a certificar seus vinhos com a IP Campanha Gaúcha, é a vinícola que tem mais vinhos certificados.

Nos trilhos do desenvolvimento, a região ganhará ainda mais velocidade com o Trem do Pampa, que deverá entrar em funcionamento até 2023. Serão 20 km, da Estação de Santana do Livramento até a Estação de Palomas. Operado pela Giordani Turismo, o passeio terá parada para visitação e degustação na Vinícola Almadén.

O novo roteiro

O que? Visita Almadén

Onde? Estrada Municipal Livramento – Passo da Cruz – Santana do Livramento

Horário de visitação: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30min e das 13h30min às 15h30min

Horário do free shop: De segunda a sábado, das 8h30min às 17h. Domingos, das 10h às 16h45min

Valor: R$ 25 (taça cortesia)

Reservas: (55) 9 9687.2978 | 9 9708.2461 ou visitaalmaden@miolo.com.br

Linha do Tempo Almadén no Brasil

Século XIX – 1ª Vinícola Comercial da Califórnia – EUA.

1972 – Parceria entre a Universidade da Califórnia (Davis) e a Universidade Federal de Santa Maria – estudo que identificou a região da Campanha Gaúcha como uma das mais promissoras do Hemisfério Sul (Famoso paralelo 31).

1973 – Chegada da Vinícola Almadén no Brasil.

1974 – Importação das mudas da Califórnia.

1976 – Início do plantio do vinhedo Almadén em Santana do Livramento (Julgamento de Paris).

1980 – Construção da Vinícola Almadén.

1982 – Lançamento dos primeiros vinhos Almadén.

1986 – Marca assume a liderança no mercado brasileiro.

1993 – Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.

2009 – Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos.

2011 – Introdução da colheita mecânica, pioneira no país.

2020 – 100% dos vinhos da marca são veganos.

2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha.

2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com abertura do 1º Free Shop de Vinhos do Brasil em vinícola

Leia Também: 30a. Avaliação Nacional de Vinhos – Amostras Coletadas

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Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

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