Chef Pedro Alex concorre ao Oscar da Gastronomia

Gastronomia

O Chef carioca Pedro Alex foi selecionado para concorrer a uma premiação considerada o Oscar da Gastronomia no Brasil – o Prêmio Dolmã, que é tida como a principal conquista que um chef pode esperar em sua carreira. Pedro Alex estará representando a região Sudeste do país, uma das principais áreas gastronômicas do Brasil, depois de ter sido premiado em âmbito regional com o título de Embaixador da Gastronomia do Rio de Janeiro.

Para o chef carioca, vencer o Prêmio Dolmã é alçar voo maior na carreira e uma responsabilidade muito grande. “Meu conceito de gastronomia está relacionado à arte de cozinhar. Sou um apaixonado por esta arte, onde procuro estudar as relações da cozinha com a história, com a sociedade e seus costumes. Como carioca que sou, dedico minha prática a desenvolver receitas com as características do meu estado, tão diverso e rico”, ressaltou o chef.

Chef Pedro Alex rumo ao Prêmio Dolmã

A competição passa por diversos critérios para decidir quem será o grande vencedor, como o júri popular, experiência profissional e histórico de carreira. “Todos os chefs que estão concorrendo têm suas característica e seus pontos fortes. E agora eu tenho a responsabilidade de representar o Sudeste, que é o maior centro gastronômico do país”, comenta. “Esta premiação me ajudará a divulgar ainda mais a cozinha carioca em todas as regiões do Brasil e do mundo”, finaliza Pedro Alex.

Ainda neste ano, o Chef Pedro Alex atuou como coordenador do Festival Enchefs RJ 2021, realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro. O evento reunião 25 renomados chefs de cozinha de todo o País, durante três dias de evento, incluindo aulas show, palestras e concursos. O evento foi responsável por selecionar 2 indicados para concorrer ao Dólmã de Ouro, prêmio máximo da culinária. O Prêmio Nacional Dólmã, criado em 2014, destaca os profissionais da gastronomia brasileira pelo seu desempenho em âmbito nacional.

Premiação gastronômica para os melhores chefs do Brasil

O Chef Pedro Alex foi consagrado como o Embaixador da Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2019, título vitalício cedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira. Foi vencedor do Enchefs 2018, e o coordenador regional da edição do Rio de Janeiro de 2021, além de ganhador da medalha Alumini Diamante da UNESA.

Carioca e com 32 anos de experiência no cenário gastronômico, atualmente Pedro Alex reside em Brasília (DF) onde trabalha como chef executivo da  Vice-Presidência. Foi o chefe de cozinha dos principais eventos que aconteceram no Brasil ao longo dos anos como, a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e Parolimpíadas de 2016, além dos grandes festivais de música como Lollapalooza, Carnaval do Rio de Janeiro. Também trabalhou na cozinha de importantes casas de entretenimento do Rio de Janeiro e de celebridades como a cantora carioca Annita.

Carioca concorre prêmio máximo da culinária

O Chef Pedro Alex irá disputar o título de Melhor Chef de Cozinha do Brasil com os chefs Deocleciano Brito (AC), Ruth Almeida (TO), Rafael Bruno (MA), Gilmar Borges (GO), e chef Rodrigo Bernardes (PR). O resultado da seletiva será anunciado no mês de dezembro.

Leia: Prowine 2021: sucesso da feira pós-covid

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…