Conheça o Festival Fartura 2021

Festival Fartura 2021 tem pratos executados por chefs renomados

O premiado chef Marco Espinoza é um dos convidados do “Festival Fartura Gastronomia du Brasil”, que acontece simultaneamente nas cinco regiões do país, com mais de 120 chefs de todos os estados brasileiros. O evento celebra a gastronomia brasileira e valoriza os pequenos produtores locais com programação híbrida: jantares presenciais e encontros virtuais.

Marco Espinoza comanda junto com a chef Giovanna Grossi (Animus – SP) um jantar a quatro mãos, aberto ao público, dia 22 de outubro, sexta-feira, no restaurante Sagrado Mar. O menu em seis etapas custa R$ 210,00 por pessoa (serviço não incluso). As reservas podem ser feitas através dos números (61) 9197-1287 (WhatsApp) ou (61) 3201-5156 (telefone).

Chef Marco Espinoza

Sobre o chef Marco Espinoza

O chef peruano Marco Espinoza é um expoente da nova gastronomia no Brasil ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas de preparo. Comanda o Taypá, em Brasília, eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo pelo jornal Diario el Comercio, do Peru.  Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá. Em 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito Bib Gourmand), nos bairros cariocas de Botafogo, Laranjeiras e Tijuca, além da unidade de Niterói. O chef comanda também o El Chaco Parrilla, com endereços em São Paulo e Rio de Janeiro; o Cantón, no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo; e o Sagrado Mar, também em Brasília, ao lado dos seus sócios no Taypá.

Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017.  Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olímpiadas Rio 2016.

Chef Giovanna Grossi

Sobre Giovanna Grossi

Ela não se lembra, mas quando completou 40 dias, os pais a levaram de Jaú, no interior paulista, para Maceió, a capital alagoana. A memória de crescer comendo cuscuz e macaxeira, porém, é muito presente, assim como a de ter passado natais, réveillons e outros feriados dentro de restaurante, pizzaria e cachaçaria desde que se conhece como gente. A cima de tudo foram os negócios familiares que inspiraram Giovanna a cursar Gastronomia na Anhembi Morumbi e a partir para a França, em 2012, onde estudou no célebre Instituto Paul Bocuse, integrou a equipe do triplamente estrelado Le Taillevent, aperfeiçoou-se em confeitaria no Instituto Alain Ducasse e estagiou no Maison Pic de Valence.

Coisa de sagitariana que adora mudar, partiu então para a Espanha. Em 2014, inscreveu-se no Basque Culinary Center, em San Sebastian, fez uma temporada no Quique Dacosta e seguiu para Barcelona, onde formou-se em confeitaria para restaurante na respeitada Espai Sucre. O seu retorno para o Brasil ganhou alento pela seleção para o Bocuse d’Or, principal concurso gastronômico internacional para jovens chefs. Aos 23 anos de idade, Giovanna venceu a etapa brasileira e a latino-americana, no México, e, em 2017, foi a primeira mulher brasileira a chegar às finais mundiais, novamente em Lyon.

O ineditismo se repetiu este ano quando, a convite de Laurent Suaudeau, foi a única jurada dessa Copa. Atualmente, a chef comanda a Academia Brasil d’Or (organização sem fins lucrativos que ela mesma criou para divulgar nossa cozinha e formar times de competição para o Bocuse d’Or) e começa a trilhar o caminho de cozinheira com casa própria.

Menu exclusivo para o Festival Fartura 2021

O menu é composto por pratos feitos pela chef Giovanna e pelo chef Marco. Sendo assim, a primeira entrada é realizada pela chef Giovanna. O menu se inicia com Gaspacho de Tangerina, camarão confit, emulsão de coentro e avelã picante. Já a segunda entrada é realizada pelo chef Marco e consiste em Croquete de Porco, creme de alho preto, terra de quinoa.

O primeiro prato principal preparado pela chef Giovanna é Arroz bolinha cremoso com costela bovina, gel de pitanga e tomilho, farofinha de ervas. Já o segundo prato é Polvo com molho verde e texturas de milho, preparado pelo chef Marco.

A Pré-sobremesa é realizada pela chef Giovanna é Flor de Beterraba, coalhada e puxiri. Fechando com a sobremesa elaborada de Figos com calda de baunilha apimentada e creme de mascarpone, do chef Marco.

O Festival Fartura 2021 é um ótimo programa para comemorar com os amigos

Além de Espinoza e Giovanna, nomes consagrados como Renata Vanzetto (Ema – SP), Rodrigo Oliveira (Balaio – SP), Morena Leite (Capim Santo), Thiago Castanho (Bayuca – PA), Manu Buffara (Manu – PR), Thomas Troigros (Le Blond – RJ) e César Santos (Oficina do Sabor – CE) também participam do Festival.

Leia: Mani Smart Collab aposta em cafés

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…