Domínios .wine e .vin são alvos de polêmica e ainda não são autorizados

Domínios .vin e .wine
Domínios .vin e .wine não levam em consideração Indicação Geográfica e podem gerar prejuízo

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), responsável pela regulação dos nomes de domínios da internet, decidiu adiar a concessão dos domínios .wine e .vin, após polêmica entre produtores de vinho, especialmente da Europa. O lançamento estava previsto para o primeiro trimestre de 2014.

A grande preocupação dos produtores gira em torno de repercurssões econômicas e culturais negativas sobre a indústria do vinho caso o Icann atribua  nomes de domínio sem exigir a aplicação de medidas de proteção às indicações geográficas. Basta imaginar a confusão caso alguma empresa sem qualquer ligação com a região de Bordeaux, por exemplo, seja a primeira a registrar o domínio bordeaux.vin.

Em comunicado oficial, os ministros franceses das Relações Exteriores e da Agricultura, Laurent Fabius e Stéphane Le Foll, afirmaram que  a decisão  do Icann em conceder os nomes dessa forma  seria um “atentado à proteção das indicações geográficas e à informação correta dos consumidores”.

A concessão dos domínios foi adiada em 60 dias a partir de abril – tempo para que o Icann  esclareça se é o fórum adequado para resolver estes problemas ou se existem outros mais adequados para responderem a preocupações semelhantes. A Comissão de Estados da União Europeia, por sua vez, quer demonstrar também que a abordagem das várias partes interessadas na governança da internet pode proteger o bem comum e não apenas favorecer decisões puramente comerciais ou por uma melhor oferta.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…