João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título de “Personalidade do Ano no Brasil” em uma elegante festa de premiação que ocorreu na passada sexta-feira na Alfândega do Porto, em Portugal. Este acontecimento marcou a 27ª edição da celebração “Melhores do Ano 2023”, que prestou tributo a figuras proeminentes do setor vinícola, além de destacar profissionais da gastronomia, do turismo de vinhos, da distribuição, do comércio e da hospitalidade.

João Roquete – personalidade do ano no Brasil

A homenagem a João Roquette veio em reconhecimento ao seu papel significativo na promoção da cultura vinícola portuguesa no Brasil, um esforço que já dura mais de 29 anos. Em sua fala durante a cerimônia, Roquette rememorou os primórdios da Qualimpor, partilhando como aceitou o desafio proposto por seu irmão mais velho, José Roquette, dono do Esporão, de iniciar uma operação de importação dos seus vinhos para o Brasil. Esse caminho também foi seguido com a Quinta do Crasto, de seu outro irmão, Jorge Roquette, e mais tarde, em 2013, a empresa se aliou à Taylor´s, parte do The Fladgate Partnership, expandindo suas operações para o Chile em 2020, devido à relevância deste país no mercado brasileiro, através da marca Miguel Torres Chile.

Roquette enfatizou que a Qualimpor figura entre as 20 principais importadoras brasileiras, e, especificamente no segmento de vinhos portugueses, está entre as três maiores, evidenciando a determinação da empresa em consolidar as marcas com que trabalha, além de buscar parcerias com negócios familiares que compartilhem de seus princípios e valores.

a Qualimpor no segmento de vinhos portugueses, está entre as três maiores – João Roquette

Nuno Pires, diretor da Revista de Vinhos e fundador da Essência do Vinho, comentou que ao atribuir este prêmio a João Roquette, a revista reconhece não somente seus feitos individuais mas também expressa gratidão ao setor vitivinícola, que valoriza o capital humano acima de tudo.

Roquette, que se mudou para o Brasil em 1975, mencionou que, apesar de inicialmente não ter muita experiência com vinhos, tinha conhecimento na área comercial. Sempre priorizou visitas e o desenvolvimento de relacionamentos com clientes, posicionando adequadamente a marca. Hoje, ele observa um crescente interesse dos consumidores brasileiros em aprofundar-se no universo vinícola, partindo de produtos de entrada e evoluindo com o tempo. Em 2023, a importadora trouxe para o Brasil 215 mil caixas de 9 litros de vinho, projetando um aumento de cerca de 15% para 2024.

A Qualimpor é reconhecida por distribuir e comercializar produtos de vinícolas mundialmente famosas como Herdade do Esporão, Quinta dos Murças, Quinta do Ameal, Quinta do Crasto, Taylor´s e Miguel Torres Chile. Com um enfoque na tradição familiar, a empresa se dedica a estabelecer essas marcas no mercado brasileiro, honrando seus valores autênticos. Seu vasto catálogo oferece uma rica seleção de vinhos tintos, brancos, rosés, vinhos do Porto e azeites premium aos consumidores brasileiros, disponíveis em grandes redes de supermercados, empórios, lojas especializadas, e-commerce e restaurantes. Com sede em São Paulo, a Qualimpor garante a disponibilidade de seus produtos em todo o território nacional, contando com representantes e distribuidores nas principais cidades.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…