A Miracle Machine, máquina caseira capaz de produzir vinhos em três dias é uma farsa. Na realidade, o projeto foi uma sacada publicitária da ONG Wine to Water, que criou a história para divulgar sua causa. A luta da organização é para que mais pessoas tenham acesso à água potável.
Diferentemente do que foi publicado pela imprensa do mundo inteiro que acreditou na história (inclusive o Blog Vinho Tinto), a real intenção publicitária não era transformar água em vinho, mas vinho em água: a página da ONG revela a farsa e sugere a quem se interessar pela causa que faça a doação para a campanha dos 499 dólares que seriam gastos com a Miracle Machine. Em troca a Wine to Water envia uma garrafa de vinho simbólica.
A máquina milagrosa seria capaz de produzir garrafas de vinho com água e poucos ingredientes ao custo de dois dólares cada uma. Apesar de ser teoricamente possível, a campanha prometia que o vinho ficaria pronto em apenas três dias, tempo muito curto para a elaboração da bebida, segundo especialistas.
Assista ao vídeo que revela a verdadeira intenção da Miracle Machine :