Rolha inteligente alia tradição da cortiça à modernidade do chip

Universidade de Aveiro faz rolha inteligente
Protótipo da rolha inteligente ainda com os circuitos electrónicos no exterior

Uma inovação desenvolvida na Universidade de Aveiro, em Portugal, promete revolucionar o mundo do vinho. Trata-se da rolha inteligente, um artefato que irá permitir que por meio de um simples celular ou de um computador informações precisas sobre o vinho que acaba de ser aberto sejam conhecidas. Nome, número de série, lote, origem da produção etc. Sem dúvida, um excelente instrumento para combater a falsificação dos vinhos, uma vez que rótulos podem ser facilmente adulterados e substituídos.

Rolha inteligente vem com chip
O pesquisador Ricardo Gonçalves e o protótipo da rolha inteligente

A ideia está sendo desenvolvida por Ricardo Gonçalves, aluno de Doutorado do Departamento de Engenharia Eletrônica Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro. Trata-se de um circuito eletrônico com uma minúscula antena que integra um chip RFID (identificação por radiofrequência) capaz de emitir informações aos consumidores. Esse circuito é envolvido pela rolha de cortiça  pensada especialmente para vinhos e espumantes.

Além de ser um instrumento importante no combate à fraude, a rolha inteligente pretende também ser uma grande aliada do consumidor final uma vez que poderá apresentar um histórico das temperaturas a que a bebida esteve sujeita dentro da garrafa – uma ótima notícia para os amantes da bebida tendo em vista a influência da temperatura sobre a qualidade do vinho. Com a inovação, os consumidores poderão ser poupados de dissabores, principalmente, quando se tratar de vinhos de valores elevados.

O protótipo atual tem um custo de um euro, valor que pode ser largamente reduzido quando a rolha inteligente vier a ser produzida em série.

Assista, abaixo, à materia sobre o assunto produzida pela Agência de Notícias de Portugal Lusa:

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma celebra seis anos com novo menu especial

O Restaurante Aroma, localizado na 407 Sul, em Brasília, comemora seis anos de trajetória e…

Vinhos brasileiros ganham espaço na ProWine Shanghai

O vinho brasileiro volta a conquistar espaço internacional. Desta vez, seis vinícolas nacionais participam da…

Cerimônia japonesa marca noite exclusiva no Noru Sushi

O restaurante Noru Sushi, no Noroeste, realiza no dia 26 de novembro a 3ª edição…

Festival Bar em Bar 2025 movimenta a cena gastronômica de Brasília

De 15 a 30 de novembro, Brasília recebe a 19ª edição do Festival Bar em…