Goles de vinho e um pouco de arte não fazem mal a ninguém. Imaginem os dois juntos? Harmonização perfeita e fórmula de sucesso da Feira “Vinho e Arte“, realizada em Brasília (DF) no início deste mês de dezembro (04 e 05) – a primeira do Brasil no estilo. O evento reuniu em um mesmo espaço (Salão da Associação dos Servidores do Senado Federal – Assefe) uma mostra com mais de 30 obras originais, de seis artistas premiados, e balcões de degustação com mais de 230 rótulos de vinhos e espumantes oriundos de 15 países. A organização da Feira ficou por conta de Adroaldo Quintela e Petrus Elesbão e o fornecimento dos vinhos pelas enotecas Art du Vin e Decanter.
Pintura e vinho – Quadros de tamanhos e preços variados disponíveis para todos os apreciadores. Vinhos tintos, rosés e brancos das mais variadas safras, procedência e preços para atender a todos os paladares. As quase 1200 pessoas que participaram dos dois dias do evento tiveram a oportunidade de observar belas obras e adquiri-las com bom preço. Também puderam degustar excelentes vinhos e comprá-los com desconto.
As obras de arte foram selecionadas dentre importantes pinturas de renomados artistas de Brasília, como Donizete Garcia, Malu Perlingeiro, Mauro Laforga, Nancy Safatle, Sheila Tapajós e Sonnia Guerra.
Entre os vinhos disponíveis, destaque para o francês Domenique Laurent, o supertoscano Orma, os portugueses alvarinho Quinta da Pedra e o Pêra-Manca; além de vinhos da Tunísia, Croácia, Grécia e Áustria. Todos escolhidos por Marcos Rachelle da Art du Vin e por José Filho da Decanter.
Justificativa – Adroaldo Quintela justifica a escolha do tema do evento de uma maneira simples: “produzir vinhos e em si é uma arte. A arte de conhecer o clima, a terra e observar a natureza para que possa fazer vinhos que agucem os sentidos. Já as obras de arte são um toque especial ao nosso modo de olhar a expressão da criatividade harmonizando traços e cores…enfim, uma combinação perfeita!”
“Pastel e espumante– Depois do grande sucesso da Feira “Vinho e Arte”, Adroaldo Quintela, Flávia Portela e Sandra Fernandes inauguraram a Galeria de Arte Aberta do Conic – no Setor de Diversões Sul de Brasília. Obras de Donizetti Garcia, Malu Perlingeiro, Mauro Laforga, Nancy Safatle, Paulo Ataíde, Sheila Tapajós, Sônia Guerra, Toninho de Souza, Nazareno Afonso e Guache Marques foram expostas no local. Espumantes Grand Legado da loja Art du Vin e Hermann da Enoteca Decanter deram um toque especial ao evento, que contou com uma interessante iguaria para completar a harmonização: pastéis – de queijo, calabresa, carne e presunto da tradicional Pastelaria Viçosa de Brasília. Sem dúvida, uma harmonização deliciosa: espumante, pastel e arte!
Vem mais por aí – Com o sucesso de público do dois eventos, os organizadores já estão preparando mais novidades. Em fevereiro de 2014, Brasília vai contar com o”Circuito de Vinhos e o mundo mágico da fotografia” e em abril o evento “Artes Plásticas e Vinhos“.
Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).