Vinhos Aleixo: a mais nova aposta da Del Maipo vem de Portugal

Vinhos Aleixo e Aleixo Garcia

A Del Maipo Wines, com sede em Brasília, tem surpreendido esse ano ao inovar seu portfolio com vinhos bem interessantes. Depois de novidades francesas (como os excelentes alsacianos Rolly Gassmann e os Urbain V do Rhône) e italianas (como os surpreendentes Cavazza), a importadora traz agora boas surpresas de Portugal. São seis rótulos produzidos pela Real Cave do Cedro, uma vinícola familiar, que teve início na Bairrada em 1951 e hoje, é administrada por Ricardo Aleixo, representante da sua terceira geração. A vinícola exporta vinhos para mais de 40 países incluindo Suécia, Taiwan e Japão e produz tanto vinhos de volume como alguns bem especiais feitos com uvas autóctones da Bairrada e envelhecidos por mais de 25 anos. A linha trazida para o Brasil pela Del Maipo é a Aleixo, marca premium existente desde 1960, e a Aleixo Garcia, marca de entrada e best-seller da vinícola pelo mundo.

Abre-Fácil Aleixo Garcia

Vinho de 250ml com lacre abre-fácil
Vinho de 250ml com lacre abre-fácil

Uma grande novidade que certamente fará muito sucesso por aqui é a garrafa de 250ml do vinho Aleixo Garcia, nas versões tinto e branco. Além de prática para ser aberta, pois usa uma tampinha tipo corona com uma alavanca estilo latinha de cerveja chamada “abre-fácil”, a garrafa é comercializada por cerca de 1\3 do valor da garrafa de 750ml, o que torna o produto mais acessível e bem mais interessante para o consumidor – uma vez que as garrafas pequenas costumam não ter o valor proporcional ao da garrafa padrão.

Aleixo Garcia nas versões tinta e branca – best-seller

Experimentei os vinhos e, de modo geral, os achei bem equilibrados, frutados e fáceis de beber. O branco é feito de Maria Gomes e Bical tem 12% de álcool e é bem refrescante. Já o tinto, feito de Syrah, surpreende pelo bom corpo. Tem 13,5% de álcool. Vale ressaltar que são os vinhos de entrada da vinícola e que são sucesso no mundo todo pela sua praticidade. Atualmente é servido nos voos da Vietnan Airlines.

Vinhos Premium

O branco Aleixo Maria Gomes e Bical Superior 1996 e o Aleixo Grand Reserva 1997 Baga
O branco Aleixo Maria Gomes e Bical Superior 1996 e o Aleixo Grand Reserva 1997 Baga

No quesito vinhos tops, duas preciosidades trazidas são o branco Aleixo Maria Gomes – Bical Superior 1996 e o Aleixo Grand Reserva 1997 Baga. Ambos produzidos na região da Bairrada e envelhecidos 25 anos em garrafa antes de serem comercializados. O primeiro é bem instigante. Tem amarelo dourado na cor e um nariz que remete a frutas secas, damasco, laranja e mel lembrando um vinho mais doce. Na boca, pelo contrário, é seco e apresenta um delicioso salgado no retrogosto – um espetáculo de vinho branco vivo com quase 30 anos de idade!

Já o segundo, passa também por estágio em barricas francesas e foi considerado o melhor vinho tinto português pela respeitada International Wine & Spirit Competition (IWSC) com 95 pontos, maior pontuação dos últimos seis anos. Um baga realmente surpreendente que mostra tudo de bom que essa casta pode entregar principalmente quando envelhecida – Boa estrutura, boa acidez, figos secos, ameixas, framboesas e toques rústicos. Gostei muito!

Os outros dois vinhos são o Aleixo Reserva Branco de Maria Gomes e Bical e o Aleixo Reserva Tinto de Baga, ambos da safra 2020 – vinhos também certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e produzidos em quantidade limitada justamente por serem feitos exclusivamente com uvas autóctones da região.

Ricardo Aleixo, produtor de vinhos

“Como temos tipos de uvas únicas no mundo – Baga, nos tintos, e Maria Gomes e Bical, nos Brancos – conseguimos produzir vinhos com muita qualidade e elegância e com capacidade de envelhecer por longos 25 anos. Esse é nosso grande diferencial para o mundo e que agora mostraremos ao Brasil por intermédio da Del Maipo”, foi o que me disse o produtor Ricardo Aleixo que está bem satisfeito de ingressar com seus vinhos também no mercado brasileiro.

Outras novidades Del Maipo

Segundo o sommelier Eugenio Cue da Del Maipo até o final deste ano muitos outros rótulos de qualidade integrarão o portfolio da empresa. Vamos aguardar…Por enquanto estão surpreendendo.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…