Para iniciantes – Conheça a Pinot Noir e seus vinhos

Hoje vou falar sobre a Pinot Noir. Os vinhos feitos a partir desta uva estão entre meus prediletos, mas é bom saber que existem “Pinot Noirs” e “Pinot Noirs” (rsrsrs). É que essa casta é considerada bastante temperamental, pois exige condições perfeitamente corretas de cultivo e de vinificação para produzir um bom vinho.

Pinot Noir – uva bastante delicada e temperamental

Grand Crus

É uma uva internacional originária de Borgonha, na França, e produz vinhos bastante admirados (e caros!!!) em todo mundo como os Romanée Conti, Clos de Vougeot, Le Chambertin e outros Grands Crus. Um Pinot Noir possui taninos bem menos marcantes porque possui menos sementes e suas cascas são finas, razão pela qual também é um vinho mais claro que os demais. É também menos encorpado que um Cabernet Sauvignon. Possui sabores de frutas vermelhas e ervas quando jovens e quando envelhecidos, notas de cogumelos, couro, carnes de caça e, até mesmo, vegetais em decomposição (isso mesmo!!!!).

Romanée Conti está entre os vinhos mais admirados do mundo e é feito com a casta Pinot Noir

Esses aromas podem parecer desagradáveis para alguns consumidores. No entanto, os grandes conhecedores chegam a pagar fortunas por essas garrafas. Vale ressaltar que a Pinot Noir é também um dos componentes do champanhe. Nas últimas décadas tem sido plantada em diversas regiões do mundo. Estados Unidos e Nova Zelândia já possuem exemplares de excelente qualidade produzidos a partir desta uva.

E você, já experimentou um bom Pinot Noir?  

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brazil Wine Challenge 2024: Recorde de Medalhas e Gran Ouro

O 12º Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) de 16 a…

Quatro vinhos e um espumante para beber no inverno

À medida que os dias frios se aproximam, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta uma seleção…

Grupo Wine Lança Vinícola “Entre Dois Mundos”

O Grupo Wine, líder no mercado brasileiro de vinhos e importações, lançou a “Entre Dois…

Semana de Rolha Free e Delícias

O brasiliense tem se tornado, cada vez mais, um apreciador de vinhos. Em resposta a…