Quem frequenta o Piantas Bistrô, na 403 Sul em Brasília, já deve ter tido o privilégio de ter sido servido por um dos mais renomados sommeliers da cidade: o “Bernardo do Piantas” – como a maioria dos amigos e clientes o conhecem!
A naturalidade com que presta o serviço provavelmente se deve a sua experiência familiar, pois teve contato com o mundo do vinho desde cedo acompanhando os passos de Olney Bernardo (Ney) , seu pai, que por 37 anos foi maître do tradicional restaurante Piantella.
Com mais de 12 anos de experiência na área de restaurante, considera que tem muito a aprender ainda. Trabalhou como cumin no Piantella até surgir a oportunidade de trabalhar na Expand (atual Piantas) em 2007, quando houve a proposta de se tornar sommelier. Usou seu tempo livre para estudar vinhos, o que o levou a fazer seu primeiro curso profissional sobre o assunto na ABS – Brasília (Associação Brasileira de Sommelier).
“Um desafio bom, que eu gosto, é de tentar mudar o vinho de alguns clientes que sempre ficam no mesmo, perdendo a oportunidade de conhecer novos vinhos e uvas desse amplo mundo ou que nunca querem brancos ou rosés porque não consideram vinhos. E quando eu consigo convencê-los e os vejo chegando na semana seguinte e pedindo um desses rótulos sugeridos por mim, considero que o desafio foi cumprido. Mas é um trabalho de formiguinha“, revela Bernardo.
A partir daí os estudos e as responsabilidades só aumentaram. Além de diversas viagens para vinícolas dentro e fora do Brasil, sua formação teve continuidade com a obtenção das certificações ISG – International Sommelier Guild Nível 1 e 2 e WSET – Wine & Sprit Education Trust Nível 1 e 2. Além disso, é embaixador avançado na academia de vinhos de Portugal.
Em 2015, recebeu o convite para ser o sommelier do Piantas, função ocupada até hoje. Ama trabalhar na casa, onde se sente bastante acolhido e que, recentemente, conquistou o prêmio Encontro Gastrô 2019 como melhor Bistrô de Brasília, sem dúvidas, graças também à sua atuação e de toda a equipe do Piantas.
“Adoro fazer jantares harmonizados, os wine dinners. Dentre vários que o Piantas já realizou, destaco o do Marcelo Pelleriti e do Pascal Marty, dois enólogos super renomados e reconhecidos mundo afora. Eles ficaram surpresos e admirados com a casa, o serviço e principalmente a harmonização com seus tops vinhos. Pascal até autografou uma garrafa de Clos De Fa, que ainda não tive coragem de abrir. ”
Gota a Gota
Naturalidade – Brasília
Idade – 34
Pessoas especiais – Esposa e minha família
Vinho inesquecível – The Work Of Time 2001 Sul Africano
Vinho do dia a dia – Vinho
Sonhos – Montar meu próprio restaurante
Hobbies – Cozinhar
Livros – Atlas Mundial do Vinho
Ídolo do mundo Enogastronômico – Meu pai
Talento (além de ser sommelier) – Cozinhar
Viagem marcante – Mendoza/Argentina
Cidade do coração – Brasília
Mania – Beber vinho
Recado para os amigos do vinho:
No que se refere a vinho, sempre recomendo que se joguem fora tabelas de safras e manuais, investindo num saca-rolhas. Vinho se conhece mesmo é bebendo!