A partir de hoje, será publicada mensalmente a coluna “Sommelier de Destaque”, que tem por objetivo apresentar os profissionais do vinho que trabalham em restaurantes, montam cartas de vinho e/ou lecionam na área e, que merecem realce, por serem diferenciados. Neste primeiro texto, o Blog Vinho Tinto escolheu, como Destaque, o sommelier Leonildo Santana, do restaurante Dom Francisco – Asbac (Brasília-DF), em razão de seu profissionalismo, competência, humildade e discrição – atributos especiais que o fazem brilhar na respectiva área de atuação.
Leonildo Santana ingressou no mundo do vinho há quase 20 anos, como garçom. Hoje é sommelier de um dos mais renomados e tradicionais restaurantes de Brasília, o Dom Francisco Asbac, que também possui uma das melhores e mais variadas cartas de vinho do Brasil. Santana, como é conhecido entre os colegas e clientes, explica que sempre aliou a prática à teoria para aprender o ofício. “Atuando no dia a dia no serviço do vinho e buscando respaldo mediante cursos e literatura adequada, me aperfeiçoei como sommelier e, até hoje, uso essa fórmula para me manter atualizado”, explica.
Em seu currículo traz os cursos Wine and Spirits Education Trust (WSET) 1 e 2, International Sommelier Guild (ISG) I e II, Fisar, Sommelier Profissional ABS-DF, entre outros. É um dos poucos sommeliers de Brasília a possuir o bottom verde e amarelo, concedido pela ABS, após rigorosa seleção teórica e prática, que o identifica com distinção para o mercado.
Além do vinho, Santana nutre ainda uma intensa paixão pela cozinha e, por isso, graduou-se recentemente, em Gastronomia (além disso, possui formação superior em Direito). Para Santana, a vida de sommelier é tranquila, mas para que isso aconteça é necessário que haja conexão entre os garçons e a cozinha.
Quando questionado sobre o que mais o atrai na profissão ele afirma que é sentir a satisfação do cliente ao apreciar uma de suas sugestões! 🙂
No quesito “satisfação profissional”, Santana lembra que se sente muito confortável em trabalhar no Dom Francisco Asbac devido à familiaridade que tem com a adega do restaurante. Também lembra que um dos trabalhos que mais o deixou feliz em sua área de atuação foi ter tido a oportunidade de participar da elaboração da premiada carta de vinhos do Dom Francisco – Asbac, com cerca de 1400 rótulos e aproximadamente 25 países.
Gota a Gota
Naturalidade – Nova Cantu- Paraná
Idade – 55 anos
Pessoas especiais – Francisco Ansiliero e Antônio Duarte
Vinho inesquecível – “Mille Uma Notte”, Donnafugata
Vinho do dia a dia – Vinho
Sonhos – Continuar trabalhando no mundo do vinho
Hobbies – Cozinhar
Livro – Atlas do Vinho
Ídolo do mundo Enogastronômico – Francisco Ansiliero
Talento (além de sommelier) – Cozinhar
Viagem Marcante – França em 2014 (regiões da Aquitânia – Bordeaux – Languedoc, Provence e Rhône); Chile em 2018 (Vale do Elqui, Vale Central e Vale do Curicó) e a que está fazendo no momento, Austrália.
Cidade do Coração – Brasília
Mania – Beber Vinho
Gastronomia Predileta (prato preferido) – Cassoulet
Recado para os amigos do vinho – “Bebam o vinho com a devida atenção”