Noir 2012 Etna Bianco – Vinho em Destaque

Olha a cor desse vinho! Sensacional, né? Na verdade esse Noir 2012 Etna Bianco é um vinho laranja – pois apesar de ser produzido com uvas brancas, parte de sua fermentação é realizada em contato com as cascas. Ele é feito no Sul da Itália, na Sicilia, mas especificamente próximo ao famoso vulcão Etna. A uva utilizada é uma uva branca típica da região, mas muito pouco conhecida por aqui: a Carricante.

Tive a oportunidade de degustar esse vinho oferecido pela Claudia Oliveira, vice-presidente da ABSDF, com a @vinhobonzao e fiz questão de registrar aqui pra vocês por se tratar de um dos melhores vinhos laranja que já degustei (confesso que não sou muito adepta a esse estilo de vinho, mas esse impressionou de verdade).

Noir 2012 Etna Bianco

Assim que o vinho foi aberto, percebemos que estava reduzido, mas foi só aerar na própria taça que começou a mostrar toda sua complexidade. No início, damasco, toque de terra, frutas secas variadas, toranja e casca de laranja. Depois de respirar bastante, notas de mel e tâmara surpreenderam. Na boca, mostrou-se bem volumoso, seco, equilibrado e com boa persistência.

Me chamou atenção a acidez e o equilíbrio do vinho, sendo um vinho laranja de 11 anos elaborado com o mínimo de intervenção possível e também o percentual alcoólico de 14%.
Vale lembrar que o local onde está a vinícola que produz esse vinho – @valcerasa – tem solo vulcânico, altitude de 900m acima do nível.do mar, verões e invernos rigorosos e uma significativa diferença de temperatura entre dia e noite. Definitivamente, um terroir muito especial.

A winemaker Alice Bonaccorsi é a responsável por esse “ouro líquido do Etna” e desponta mundialmente pelo feito. No Brasil não é comercializado ainda. Na Europa é encontrado por cerca de 40 euros. Se você é amante de vinho laranja ou ama se deparar com.vinhos surpreendentes, não pode deixar de degustar esse Noir 2012 assinado por Alice Bonaccorsi.

 

Leia também – Barbanera Rosso Vecciano IGT –  vinho em destaque

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…