Solengo – o Super Toscano de Montalcino

Vinícola Argiano apresenta o Solengo, primeiro Super Toscano da região de Montalcino

Degustação Vinhos Argiano

No mês passado, a importadora Inovini promoveu um almoço harmonizado no Dom Francisco para a apresentação dos vinhos italianos da vinícola Argiano, localizada na região de Montalcino.

O evento contou com a presença do embaixador da marca, Riccardo Bogi, que conversou com o Blog Vinho Tinto sobre a missão e projetos desse produtor e esclareceu dúvidas sobre os vinhos e a propriedade.

A Argiano é uma propriedade famosa por fazer parte dos cinco produtores que criaram o Consórcio de Brunellos e também por ter sido a primeira propriedade dessa região a produzir um Super Toscano.

Argiano Solengo IGT – Super Toscano

Solengo Argiano

Esse vinho é elaborado com as castas francesas: Cabernet Sauvignon (50%), Petit Verdot (25%), Merlot (5%) e Sangiovese (5%). É o fruto da criação do famoso enólogo Giacomo Tachis, um dos responsáveis pela produção dos famosos Super Toscanos da Antinori, como o Tiagnello.

As vinhas possuem de 15 a 22 anos de idade, o cultivo é orgânico e sua colheita é manual. Amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês (50% são novas).

Nesse almoço, tive a oportunidade de degustar a safra 2016 do Solengo, que surpreende por sua estrutura e complexidade. No nariz, apresentou muita fruta negra, menta, tabaco, pimenta negra. Ainda é jovem e mostrou todo o seu potencial de guarda. A acidez e taninos são altos. É um vinho muito persistente. Foi uma bela surpresa saber que a região de Montalcino também produz bons Super Toscanos. Solengo significa javali solitário em toscano, o que representa bem singularidade desse vinho!

Vinhos Argiano

Além do Solengo, degustei dois ótimos vinhos nesse dia: o Rosso di Montalcino e o Brunello di Montalcino.

Rosso di Montalcino Argiano
Argiano Rosso di Montalcino 2017

É elaborado com Sangiovese e amadurece por 12 meses em grandes tonéis de carvalho francês. Vinho muito agradável e fácil de beber! Apresentou muita cereja vermelha fresca e flores no nariz! Bem equilibrado, com taninos médios e acidez média alta. O final é médio e muito saboroso! Gostei demais! Preço médio: R$ 280

Brunello di Montalcino Argiano
Argiano Brunello di Montalcino 2014

É elaborado com a casta Sangiovese e amadurece durante 24 meses em barricas de carvalho francês e, majoritariamente, em grandes toneis de carvalho francês e da Eslavônia.

Esse vinho já tem mais complexidade que o Rosso e apresenta algumas notas de evolução por ser 2014. No nariz apresentou flores secas, morango e folhas de chá. Os taninos são médios e macios. A acidez também é média e final é persistente. É um vinho elegante!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…