Tilenus Mencía 2003 – Um Vinho Espanhol Especial!

O Tilenus Mencía 2003 é um vinho diferenciado e, por isso, merece destaque. Tive a oportunidade de degustá-lo duas vezes e, uma coisa é certa, está cada dia melhor e, infelizmente, mais escasso! (Existem pouquíssimas garrafas dessa safra).

Bem, vamos lá às minhas impressões: a cor dele  é um rubi com bordas atijoladas e alaranjadas – algo esperado para esse vinho de 20 anos!!!!! No nariz tem uma complexidade tamanha, mas é importante deixá-lo respirar um pouco na taça ou decanter para que possa expressar ainda mais seu potencial. Ele é muito complexo. Tem aromas de amora, alcaçuz, frutas secas, Bacon, pimenta, couro, terra etc e quanto mais respira, mais entrega. Na boca, é notável a boa acidez e carga tânica, mesmo com a idade avançada. Além de tudo, é bem persistente também.

A uva desse vinho é a Mencía (chamada de Jaen em Portugal e pouco conhecida no Brasil). Ela é muito associada à região de Bierzo na Espanha e antigamente estava ligada a vinhos mais leves e tânicos. Hoje se refere aos vinhos mais complexos e longevos.

Bodegas Estefania – A vinícola responsável por esse vinho, Bodegas Estefania, foi fundada em 1999, an província de Dehesas e está rodeada por montanhas por todos os lados na região do Bierzo. Conta com 62 hectares de vinhedos, principalmente plantadas com Mencía, algumas com mais de 100 anos de idade. O foco da vinícola são os vinhos de altíssima qualidade da linha Tilenus. Hoje, conta com a assessoria técnica de Raúl Pérez, um mago da viticultura espanhola e considerado um dos enólogos mais visionários do mundo. É ele a pessoa que fez da Mencía uma uva tão especial uva super especial.

Quem aprecia vinhos mais antigos com toques terciários e muita complexidade, deve degustar esse de 2003 que é realmente uma joia espanhola.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brazil Wine Challenge 2024: Recorde de Medalhas e Gran Ouro

O 12º Brazil Wine Challenge, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) de 16 a…

Quatro vinhos e um espumante para beber no inverno

À medida que os dias frios se aproximam, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta uma seleção…

Grupo Wine Lança Vinícola “Entre Dois Mundos”

O Grupo Wine, líder no mercado brasileiro de vinhos e importações, lançou a “Entre Dois…

Semana de Rolha Free e Delícias

O brasiliense tem se tornado, cada vez mais, um apreciador de vinhos. Em resposta a…