Zorzal Eggo Blanc de Cal – Um excelente Sauvignon Blanc Argentino

Quem me conhece sabe que a Sauvignon Blanc não está entre as minhas brancas preferidas. Na verdade, não sou muito fã do toque herbáceo que os vinhos à base dessa uva costumam apresentar de forma bem intensa. No entanto,  a elegância e sutileza desse Zorzal Eggo Blanc de Cal, produzido na Argentina, me surpreendeu demais. Os aromas herbáceos aparecem de maneira muito sutil de forma a não descaracterizar a uva do vinho, e o que a gente sente no olfato e paladar lembra casca de laranja, limão siciliano, pomelo, ervas frescas,  giz e um pequeno toque de grama cortada ao final. O rótulo é uma deliciosa mistura de salinidade com cítrico, além de ser leve e fresco e ter excelente acidez. Na boca ele é bem vivo e ao mesmo tempo elegante com uma certa untuosidade. O final de boca é muito persistente.

Segundo, um dos mais conhecidos críticos de vinhos do mundo, o Robert Parker, o argentino Blanc de Cal da Zorzal Sauvignon Blanc“lembra alguns exemplares do Loire” e realmente não há como discordar dele. Importante ressaltar que as uvas desse vinho vem das maiores altitudes de Mendoza, em Gualtallary e Tupungato, e de solos calcários, e que recebem todo o cuidado dos talentosos e renomados enólogos irmãos Michelini. O vinho é fermentado em ovos de concreto com as borras (50%).

Pra melhorar ainda mais minha experiência harmonizei o Eggo Blanc de Cal com o camarão carabineiro servido no Noru Sushi, um dos melhores restaurantes japonês aqui de Brasília.  Esse camarão é um luxo só e é considerado um dos camarões mais gostosos do mundo com o Zorzal Eggo Blanc de Cal ficou perfeito.

Esse vinho é trazido para Brasília pela wmvinhos.com.br

 

Leia também – Tilenus Mencía 2023 – um vinho espanhol especial

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…