Zorzal Eggo Blanc de Cal – Um excelente Sauvignon Blanc Argentino

Quem me conhece sabe que a Sauvignon Blanc não está entre as minhas brancas preferidas. Na verdade, não sou muito fã do toque herbáceo que os vinhos à base dessa uva costumam apresentar de forma bem intensa. No entanto,  a elegância e sutileza desse Zorzal Eggo Blanc de Cal, produzido na Argentina, me surpreendeu demais. Os aromas herbáceos aparecem de maneira muito sutil de forma a não descaracterizar a uva do vinho, e o que a gente sente no olfato e paladar lembra casca de laranja, limão siciliano, pomelo, ervas frescas,  giz e um pequeno toque de grama cortada ao final. O rótulo é uma deliciosa mistura de salinidade com cítrico, além de ser leve e fresco e ter excelente acidez. Na boca ele é bem vivo e ao mesmo tempo elegante com uma certa untuosidade. O final de boca é muito persistente.

Segundo, um dos mais conhecidos críticos de vinhos do mundo, o Robert Parker, o argentino Blanc de Cal da Zorzal Sauvignon Blanc“lembra alguns exemplares do Loire” e realmente não há como discordar dele. Importante ressaltar que as uvas desse vinho vem das maiores altitudes de Mendoza, em Gualtallary e Tupungato, e de solos calcários, e que recebem todo o cuidado dos talentosos e renomados enólogos irmãos Michelini. O vinho é fermentado em ovos de concreto com as borras (50%).

Pra melhorar ainda mais minha experiência harmonizei o Eggo Blanc de Cal com o camarão carabineiro servido no Noru Sushi, um dos melhores restaurantes japonês aqui de Brasília.  Esse camarão é um luxo só e é considerado um dos camarões mais gostosos do mundo com o Zorzal Eggo Blanc de Cal ficou perfeito.

Esse vinho é trazido para Brasília pela wmvinhos.com.br

 

Leia também – Tilenus Mencía 2023 – um vinho espanhol especial

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…