Vinícola Alma Trento da Serra Catarinense lança vinhos em Brasília

Vinhos produzidos pela Alma Trento
Vinhos produzidos pela Alma Trento

A vinícola Alma Trento é um projeto vitivínicola dos empresários Daniel Trento e Ana Lúcia Macedo Araújo que era para acontecer apenas daqui alguns anos mas foi antecipado em razão da pandemia e do que ela mostrou acerca da fugacidade da vida. Assim, o que era para ser os primeiros vinhos experimentais dessa vinícola instalada na Serra Catarinense tornou-se um lote de três mil vinhos (dois rótulos tintos e um branco) comercializáveis. O lançamento desses vinhos aconteceu no dia 31 de agosto na Más Vino (306 Sul) em Brasília e eu estive lá para conferir.

Cecília Bugarin, Etiene Carvalho (Blog Vinho Tinto), Silvia (Más Vino) e o casal Daniel Trento e Ana Lúcia Macedo (Alma Trento)

Da família italiana e produtora de vinhos, Daniel herdou o desejo de se tornar um vitivinicultor. Ele é doutor em desenvolvimento sustentável e mestrando em viticultura e enologia e junto com sua companheira Ana Lúcia, formada em Turismo e Gastronomia, resolveram apostar na empreitada. Dividem o tempo entre o Distrito Federal e Santa Catarina, já que a vinícola fica em Ubirici-SC e eles moram em Brasília.

A proposta da Almatrento é produzir vinhos exclusivos, em pequenos lotes, com rigoroso controle de qualidade, desde o preparo do solo, passando pelo manejo do vinhedo e dentro da vinícola, seguindo princípios de intervenção mínima e sustentabilidade. Esse primeiro lote de vinhos ainda é fruto de testes de variedades na vinícola. “Temos trabalhado com pequenos produtores da região sul que atuam dentro de nossa filosofia, prezando pela qualidade da uva e do vinho e, assim, conseguimos antecipar esse sonho e levar algo único para nossos amigos e clientes”, revelou Daniel. Para ele, os testes surpreenderam muito e, por isso, resolveram comercializar os vinhos.

Uma curiosidade interessante. O nome Alma Trento é uma junção das iniciais de Ana Lucia Macedo e do sobrenome de Daniel. Além disso, é uma referência à região italiana de Trento que traz inspiração e motivação para produzir vinhos com alma italiana.

Vinhos Alma Trento

Os três vinhos apresentados na ocasião do lançamento foram o rosé de Pinot Noir Olga, o Serra do Corvo Branco Merlot e Cabernet Sauvigon e o Alma Trento Grand Blend feito de Cabernet Franc, Marselan e Merlot. Os vinhos estão sendo vendidos no site da vinícola.

Rosé de Pinot Noir Olga da Alma Trento

Vou destacar o que mais gostei: o rosé de Pinot Olga que é, na verdade, uma homenagem ao centenário da avó do idealizador da Alma Trento. Dona Olga completou 100 anos em 2017 e para celebrar, seu neto elaborou um vinho rosé para servir em seu aniversário.  Com uvas colhidas no início de fevereiro deste ano, a Alma Trento relançou o Olga com a delicada Pinot Noir. O vinho é leve, fresco e frutado. Um rosé com ótimo frescor. É bem sutil nos aromas, mas na boca mostra nuances de frutas vermelhas frescas. Sem dúvidas, um Pinot Noir brasileiro delicioso para ser apreciado em dias quentes na beira da piscina acompanhando pratos leves. O preço tá muito bom pelo que oferece: R$64,00.

Assista também ao vídeo que foi feito na ocasião.

https://www.instagram.com/reel/Ch-Uwbtpjmp/?utm_source=ig_web_copy_link

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Semana de Alimentação Fora do Lar destaca reforma tributária e apoio ao empreendedorismo

Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da…

Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia

Nos últimos anos, os rótulos de produtos, especialmente no setor de vinhos e espumantes, têm…

Produção nacional segue conquistando prêmios na França

Os vinhos e espumantes brasileiros seguem conquistando prêmios na França. Somente neste ano, já foram…

Dia do Vinho no restaurante Ticiana Werner

Depois de conquistar o público brasiliense com vinhos de qualidade, alta gastronomia, requinte e sofisticação,…