A internet é realmente sensacional. As redes sociais nem se fala. Dia desses descobri no Instagram os Rolhecos. Um projeto do designer brasileiro Paulo Grohman inspirado no famoso movimento contemporâneo Toy Art (brinquedos com o intuito de colecionismo e decoração). A ideia, além de criativa é bem sustentável, pois é feita à base da reutilização de rolhas de cortiça provenientes de vinhos e espumantes.
Na prática, o Paulo teve uma ideia simples e fantástica ao mesmo tempo. Ele conseguiu enxergar que as rolhas poderiam ser reutilizadas como matéria-prima e passou a transformá-las em pequenos e coloridos bonecos que batizou de Rolhecos, literalmente: bonecos de rolha.
Isso aconteceu há mais ou menos um ano. No início, os Rolhecos eram apenas um hobby; hoje, se tornou um ofício. Agora, Paulo já tem até uma loja virtual para encomendas e vendas dos seus produtos. Os Rolhecos, como todo produto criado por designer, tem uma marca registrada: o sorriso cortado na rolha, detalhe marcante em quase todos os bonecos. Para Paulo, cada uma das suas criações é única. “Existe, sim, uma fórmula para criá-los, mas não uma fôrma. Cada rolha é diferente, cada boneco é feito e pintado à mão. E eles nascem cheios de personalidade!”, revela o artista.
Decoração – Os Rolhecos têm por finalidade deixar o ambiente mais divertido e colorido. Segundo Paulo, os eles são ideais para decoração de adegas, escritórios ou qualquer outro ambiente que necessite um toque especial. A marca pretende agradar adultos e também crianças, por isso, ele também criou um kit de pintura para os pequenos designers. O kit contém um Rolheco em branco, acompanhado de pincel, tintas e olhinhos para colar.
Rolhas – As rolhas são captadas principalmente em restaurantes e casas noturnas de Sorocaba (SP). O valor pago por rolha é de R$ 0,20 e esse dinheiro vai para os funcionários do local, como um bônus. É o mesmo que pagaria por uma rolha nova, “mas assim é muito melhor”, diz Paulo. O processo é positivo tanto para o meio ambiente tanto para causas sociais. No final de 2014, por exemplo, foi feita uma campanha em prol do GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – na qual a Rolhecos pagou R$ 0,25 por rolha de vinho e R$ 0,50 por rolha de espumante doada. A campanha viralizou no Facebook e Instagram, com mais de mil compartilhamentos em poucos dias. Ao final foram captadas quase 3 mil rolhas, que resultou em aproximadamente R$ 800 doados ao hospital.
Encomendas – Feitos exclusivamente de rolhas recicladas, os bonecos podem ser encomendados com qualquer temática. Além de criações próprias, personagens da cultura pop são os mais pedidos, como Batman, Super Homem, Charlie Chaplin, Minions, Harry Potter, Lampadinha e outros. Para adquirir o seu, basta acessar loja virtual . As encomendas são enviadas para todo o Brasil.
Clique aqui para ler a entrevista exclusiva com o designer Paulo Grohman e saber mais sobre esse projeto.