Real Companhia Velha: nova direção vínica

Produtor - Pedro Silva Reis
Produtor – Pedro Silva Reis

Importada e distribuída com exclusividade pela Importadora Barrinhas Vinhos, lançamentos no Brasil contam com a presença do produtor português Pedro Silva Reis Filho.

Há parcerias e há “A” parceria. E é no significado verdadeiro da palavra que se resume os tratos comerciais e de amizade entre a vinícola bicentenária Duriense Real Companhia Velha (fundada em 1756 no reinado de Dom José) e a importadora Barrinhas Vinhos. Tanto que os laços entre as duas empresas passam de geração a geração.

E com astral festivo é apresentado ao mercado brasileiro, o novo posicionamento da equipe de enologia da Real Companhia Velha que conta com a presença cada vez mais diária de Pedro Silva Reis Filho, terceira geração da família.

Entre os vinhos clássicos da Real Companhia Velha, como o Porto Royal, Porto 10 anos, o Dom José Ruby e o emblemático Carvalhas Vinhas Velhas, Pedro deixa sua assinatura na belíssima Linha Séries. Projeto experimental que recupera castas nativas, muitas até mesmo desconhecidas e grande parte já em extinção. Uma linha especial que resulta em pequenos projetos vínicos (poucas garrafas) que primam por refletir o conhecimento do terroir da região do Douro, aliado às características únicas destas exóticas variedades. “Esse projeto traduz o aprendizado que a vinícola teve nesses anos todos de trabalho. Nos rótulos Carvalhas, por exemplo, buscamos uma gama de originalidade, extraindo de cada vinha, inclusive algumas centenárias, o melhor que elas podem oferecer da terra, intensidade e generosidade que uma vinha velha pode oferecer”, diz o produtor e enólogo Pedro Silva Reis Filho.

Carvalhas Vinhas Velhas
Linha Carvalhas: Quinta das Carvalhas

Uma das mais emblemáticas quintas do Alto Douro, é dotada de uma enorme beleza. A propriedade ocupa uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, virada ao Pinhão. Cobre toda a colina sobranceira ao rio, estendendo-se até à linha de cumeada e ocupa parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. As referências escritas à Quinta das Carvalhas remontam ao ano de 1759, sendo que uma boa parte dos seus vinhedos – constituídos por vinhas velhas a completar a respeitável idade de 100 anos – representa uma das mais ricas e variadas coleções de antigas castas durienses.

Linha Séries

Com o objetivo de resgatar castas até então quase extintas no douro, o projeto teve início em 2001 e representa toda paixão pela inovação e experimentação na procura de novos vinhos e cada vez mais interessantes no terroir duriense.  Através de estudos feitos pela equipe de enologia e viticultura, foi-se descobrindo castas como a Corninfesto, Samarrinho, Malvasia Preta, Bastardo, entre outras. O projeto já conta com um leque de mais de 30 castas que foram plantadas nas Quintas da Real Companhia Velha nos últimos 20 anos. Os vinhos da linha serão sempre ensaios onde procuram explorar diferentes técnicas, castas ou abordagens que ensinem algo passível de vir a ser aplicado na gama comercial.

Todo o processo produtivo da vinha é acompanhado muito de perto. Usa-se a viticultura de precisão, onde controla-se as zonas de vigor para ver onde a vinha produzirá o melhor fruto. Toda colheita é manual e resulta em uma produção de vinhos bem limitada na qual ao degustá-los torna-se uma experiência única. 

Sobre a Importadora Barrinhas Vinhos:

Uma empresa familiar fundada em 1990, é especializada na importação de vinhos e produtos gourmet com exclusividade para todo território brasileiro. Nos últimos anos foram adicionados quatro novos parceiros (Monte dos Perdigões, Antigua Bodega Uruguay, Grupo Marqués del Atrio/Faustino Rivero, o projeto Wine of the Champions), além de expansão de portfólio dentro de nossos parceiros históricos. São mais de 400 rótulos disponíveis, contando ainda com uma linha de azeites, destilados e produtos gourmets. Para saber mais acesse: www.barrinhasvinhos.com.br Instagram: @barrinhasvinhos. TEL:+55 21 98104-0474

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…