Expovinis 2017 já tem data!

Entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, São Paulo (SP) sediará a 21ª edição do ExpoVinis Brasil, considerado o principal encontro de vinhos na América Latina, com mais de 400 marcas expositoras. São tintos, brancos, rosés e espumantes protagonizando três dias de programação intensa para profissionais e apreciadores da bebida: além de degustações, a feira promove rodadas de negócios, palestras e provas especiais, conduzidas por profissionais que são referência no mercado.
Expovinis 2017
Expovinis 2017
Brasil, Chile, Portugal e Argentina são alguns dos países que já confirmaram presença no ExpoVinis, onde vão apresentar suas tendências em consumo e produção. Importantes associações, como o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Wines of Chile, vão organizar a participação de vinícolas representativas de seus terroirs. O visitante poderá fazer uma verdadeira volta ao mundo do vinho através de suas taças, além de fechar negócios com alguns dos principais players do segmento.
“Estamos preparando um grande evento. O ExpoVinis já se consagrou como o encontro anual do vinho no Brasil, quando reúne expositores e compradores de todo o país, ampliando as possibilidades de negócios e montando um painel do que vem sendo produzido e discutido no setor. Nosso papel fundamental é promover o contato entre empresários, produtores, compradores e consumidor e contribuir com o conhecimento e a informação sobre o segmento através de conteúdos ministrados por grandes profissionais”, resume Clélia Iwaki, diretora da feira, que é organizada pela Informa Exhibitions.

Fórum ExpoVinis

Os dois primeiros dias do ExpoVinis Brasil serão dedicados à discussão de atualidades da produção e comercialização vitivinícola. Para isso, vai trazer o renomado crítico internacional Luis Gutiérrez (foto), que integra o grupo de degustadores da revista The Wine Advocate, assinada por Robert Parker, referência máxima no mundo do vinho.
No dia 6 de junho, terça-feira, Luis Gutiérrez fala sobre o tema ‘Os Rumos da Indústria Mundial dos Vinhos na Era Pós-Robert Parker – Como será a readequação das escalas de pontuação e suas influências no mercado de vinhos no Brasil’. Também serão debatidos por especialistas do mercado os ‘Vinhos Orgânicos e a Produção Biodinâmica’, as ‘Tendências e Perspectivas do Vinho Chileno’ e ‘A Diversidade das Regiões Vitivinícolas Brasileiras’.
Ainda no dia 6, Celito Crivellaro Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, vai tratar da produção e técnicas de cultivo de uvas nas regiões brasileiras do Vale do São Francisco, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas.
Na quarta-feira, dia 7 de junho, o Fórum ExpoVinis será dedicado a importadoras, restaurantes e varejo. Ari Gorenstein, CEO da loja online Evino, abordará o ‘Comércio Eletrônico no Setor de Vinhos e Programas de Fidelização’. Com foco nos restaurantes, ‘Inovação em Composição da Carta de Vinhos – Como grandes Sommeliers compõem suas cartas’ é o tema da palestra dos sommeliers João Pichetti, do restaurante D.O.M., e Thiago Locatelli, do Varanda Grill.
Jorge Lucki, consultor do ExpoVinis Brasil e um dos mais renomados colunistas de vinhos do país, vai falar sobre ‘Harmonizações de vinhos clássicas e ousadas’. Em seguida, a sommelière Gabriela Bigarelli apresenta o tema ‘Melhorando a Relação com as Importadoras – Gerenciamento de preços e impostos’. ‘Tendências em Wine Bar aliadas à Boa Comida’ é a palestra de Rafael Ilan, sócio do Bardega Wine Bar.
O Fórum ExpoVinis será encerrado com as discussões sobre o varejo de vinhos: como trabalhar o vinho em um cenário de instabilidade econômica, diversificação do portfólio, como aumentar a rentabilidade no varejo através da importação direta e a relação de precificação de vinhos importados e nacionais.
Expovinis 2017
Expovinis 2017
A grade completa com os horários e todos os temas será divulgada em breve em no site da Expovinis.

RODADAS DE NEGÓCIOS

O ExpoVinis voltará a cumprir sua missão fundamental de mediar o contato entre compradores e expositores durante as Rodadas de Negócios. Este ano, o objetivo é ampliar o número de compradores convidados para potencialização dos negócios que a feira promove. Em 2016 foram realizadas mais de300 reuniões com a participação de empresas compradoras das áreas de importação e distribuição, além de lojas especializadas (físicas e e-commerce) e supermercados.

TOP TEN E WINE BLOG HUNTER

Os dez vinhos de destaque no evento serão conhecidos no primeiro dia da feira, quando é divulgado o resultado do aguardado concurso TOP TEN. A prova, realizada há mais de uma década, conta com um júri capitaneado por Jorge Lucki, único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin.
O Wine Blog Hunter também voltará a eleger o Melhor Tinto e o Melhor Branco do evento com preço de até R$ 70,00 (para o consumidor final). A prova é coordenada por Cesar Adames e conta com blogueiros influentes do Brasil, que “caçam” pelos estandes os vinhos que consideram os mais destacados.
O ExpoVinis Brasil acontece no Pavilhão Branco do Expo Center Norte simultaneamente à Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café. O objetivo é que o salão internacional do vinho complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, apresentando os destaques do promissor mercado vitivinícola aos profissionais já envolvidos na cadeia de food service, ampliando, assim, os intercâmbios que as feiras promovem.
SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2017 | 21º Salão Internacional do Vinho
6 a 8 de junho
Dias 6 e 7, das 13 às 21 horas. Dia 8, das 13 às 20 horas.
O dia 6 é exclusivo para profissionais do setor. Aberto ao consumidor final nos dias 7 e 8 de junho a partir das 17 horas.
Expo Center – Norte Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme / São Paulo
Informações sobre horários do Fórum ExpoVinis, palestras e degustações, acesse: www.expovinis.com.br 
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

VIK 2021 é eleito o melhor vinho da América do Sul

A Vinã VIK alcançou um marco histórico no cenário global do vinho com sua safra…

Vini D’Italia 2024 celebra o vinho italiano em Brasília

No próximo dia 21 de novembro, Brasília será palco da 5ª edição do Vini D’Italia…

Luigi Bosca apresenta Malbec centenário em Mendoza

A vinícola argentina Luigi Bosca acaba de revelar um marco inédito para o mundo do…

Aurora Fine Brands traz vinhos inovadores da 7 Colores ao Brasil

  A Aurora Fine Brands amplia seu portfólio de vinhos sul-americanos com a chegada de…