Companheiro? Colega? Amigo? Cada indivíduo adota um estilo único para se dirigir ao atencioso garçom que encontra nos restaurantes e bares que frequenta. No entanto, o fundamental é reconhecer o valor do trabalho desse profissional que assegura que sua bebida chegue na temperatura perfeita, ostenta sempre um sorriso acolhedor e, por vezes, até assume o papel de confidente. E não há momento mais propício para esse reconhecimento do que no Dia do Garçom, celebrado em 11 de agosto.
É uma ocasião para homenagear aqueles que são mestres na arte de servir, que cultivam fidelidade entre os clientes e que constituem a chave para o sucesso de inúmeros estabelecimentos. Diz-se que essa data comemorativa surgiu de mãos dadas com o Dia do Pendura, também observado em 11 de agosto, e que ficou famoso entre os estudantes de Direito. Eles frequentavam restaurantes, consumiam bebidas e alimentos e partiam sem pagar, deixando a conta pendurada, mas nunca deixavam de gratificar o garçom como forma de reconhecimento e agradecimento pelo serviço prestado.
Em honra a esses profissionais que carregam um pouco da destreza de um vendedor, a sagacidade de um sommelier e até mesmo a empatia de um psicólogo, bem como para retribuir toda a amabilidade que você recebe enquanto desfruta de momentos agradáveis com amigos e familiares, compartilho algumas sugestões:
- Sempre que possível, ofereça uma gorjeta generosa, ultrapassando a tradicional marca de “10%” da conta;
- Tente se tornar um cliente habitual e solicite sempre ser atendido pelo mesmo garçom;
- Elogie o serviço prestado e, se possível, faça com que essa apreciação chegue ao proprietário ou gerente do estabelecimento;
- Lembre-se de que a cortesia nunca sai de moda – trate-o com o máximo de respeito;
- Por último, que tal homenagear o seu garçom, um verdadeiro amigo do coração, presenteando-o com uma refinada garrafa de vinho?
“Um vinho encorpado, com taninos suaves e final prolongado, como o espanhol Ace Kicker Red Blend Espanha 2018, que amadurece por oito meses em barris de carvalho francês e americano, pode ser uma excelente escolha para o Dia do Garçom! No entanto, se você quiser surpreendê-lo, não há nada melhor do que apostar em um requintado vinho francês da região de Bordeaux, como o Chateau Le Bourdiley A.O.P Bordeaux 2020, que traz consigo complexidade sem abrir mão da elegância”, recomenda Cibele Alves Siqueira, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importações no Brasil.
https://www.wine.com.br/vinhos/ace-kicker-red-blend-espanha-2018/prod26215.html
https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-le-bourdiley-a-o-p-bourdeaux-2020/prod28012.html
Se você sabe que o garçom que quer presentear é um apreciador de uma bela porção de torresmo, a recomendação é o clássico Ballade Riesling 2023, um branco clássico elaborado pela vinícola Miolo. Agora, se ele tem um perfil mais animado, a dica é apostar nas borbulhas do espumante Repu Valle Del Bío Bío Brut, um chileno elaborado pelo método Charmat longo, que traz cremosidade e frescor ao paladar.
https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-riesling-2023/prod29480.html
https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-repu-valle-del-bio-bio-brut/prod28551.html
Se você preferir uma opção mais versátil, pois não sabe muito os gostos pessoais do garçom que irá surpreender, vale a pena apostar num rótulo rosé como o Altivo Classic Rosé 2021, que é um vinho que traz um blend perfeito entre as uvas Malbec e Syrah, com notas de frutas vermelhas e excelente frescor.
https://www.wine.com.br/vinhos/altivo-classic-rose-2021/prod26881.html
Um brinde ao Dia do Garçom!
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. Com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho, a Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil: três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.