Leve e versátil para harmonização, o espumante é ideal para qualquer ocasião, e não somente em festas! O enólogo do Grupo Famiglia Valduga, Lucas Simões, dá dicas para desmistificar o consumo desta bebida altamente gastronômica.
Uma das opções mais requisitadas em comemorações especiais, o espumante pode até parecer chiquérrimo para acompanhar refeições menos elaboradas ou até para ser consumido em momentos mais simples do dia a dia. Na verdade parece, mas não é só para isso!
E por que o espumante é uma bebida assim tão democrática? Segundo Lucas Simões, o grande trunfo da bebida é a sua acidez. Para o especialista, é sempre válido deixar um espumante gelado em casa, seja à espera da visita de um amigo, ou em momentos do dia a dia.
O coringa das harmonizações –
Mesmo sendo uma ótima opção para ser consumido sozinho, o espumante vai bem com todo tipo de prato – seja uma saladinha simples e canapés, ou aquela corpulenta feijoada tipicamente brasileira.
Leia também – Um espumante não é sempre champanhe! Entenda
Opções de Espumante Famiglia Valduga
Para ajudar na hora da escolha, o expert ainda indica algumas opções de rótulos da Ponto Nero, marca do Grupo Famiglia Valduga, reconhecida por seus espumantes de altíssima qualidade, que prometem agradar os mais diversos paladares. Confira:
“Espumantes do tipo brut e extra brut possuem um teor de açúcar baixo e são unanimidade em harmonizações mais longas, onde é preciso ter apenas uma bebida para combinar com diversos pratos, da entrada ao principal. ”
Com textura cremosa e viva acidez, o Ponto Nero Cult Brut é a aposta certa. Possui aroma frutado, dominado por notas de maçã, abacaxi e melão, mescladas a delicados nuances florais. Seu gosto leve e equilibrado é resultado da perfeita harmonia entre as três uvas que o compõem: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling.
“Espumantes mais jovens e frutados combinam perfeitamente com alimentos mais frescos, menos gordurosos e com molhos ácidos, como saladas, queijos brancos, molho pomodoro etc.”
Para a harmonização, o enólogo indica o rótulo Live Celebration Glera. Elaborado 100% com uvas Glera, tem aromas delicados como pomelo, lima e flores brancas. Apresenta paladar aveludado e envolvente, com final refrescante.
“Com os espumantes mais maturados, que propositalmente tiveram maior contado com as leveduras, aposte nas combinações com pratos de sabor mais intenso, calóricos e cremosos, como, por exemplo, risotos, carnes mais firmes e molhos condimentados”.
Para paladares curiosos e exigentes, o Enjoy Cabernet Franc é o rótulo indicado pelo Lucas. Apresenta notas frutadas, onde as vermelhas e negras predominam, alicerçada pela delicada presença de toques lácteos resultantes dos oito meses de maturação em tanques.
“Quando falamos de sobremesas, geralmente bebidas doces são as mais aceitas, pois comidas adocicadas podem fazer com que a bebida pareça amarga. Por isso, a sugestão é sempre ter uma bebida tão doce quanto o alimento ou mais”.
Adocicado e aromático, o rótulo Live Celebration Moscatel Rosé é uma ótima opção para acompanhar sobremesas. Com intenso aroma frutado, onde se destacam notas de morangos maduros, maçãs, peras e pêssegos frescos, arrematado por nuances florais. O grande diferencial deste rótulo é a elaboração com as uvas Moscato Bianco e Moscato Hamburgo, esta última uma uva fina tinta pouco conhecida pelos brasileiros, que atribui uma coloração rosada a este Moscatel.
E, para finalizar, por que não um drink incrível com espumante para celebrar um pós expediente? Aposte no drink Sunrise, é delicioso e muito fácil de fazer: em uma taça, adicione 4 colheres de suco de laranja e 2 colheres de licor de groselha, e então complemente com o espumante Ponto Nero de sua escolha.