Hoje vou abordar o tema garrafa de vinho, que desperta a curiosidade em muita gente. Primeiro vou explicar um pouco sobre o tamanho da garrafa, depois a cor e, por último, o formato. Acompanhe abaixo e fique por dentro!
Tamanho da garrafa
A técnica do sopro desenvolvida na Síria no século I A.C permitiu o desenvolvimento da garrafa de vidro, que evoluiu para o formato atual (com gargalo, pescoço, ombro, bojo e base) e, hoje, em todo o mundo a sua capacidade padrão para armazenamento de vinhos é de 750ml. Podendo variar nos seguintes tamanhos, também padronizados:
- Meia-garrafa – 375ml
- Garrafa – 750ml
- Magnum – 1,5l
- Jeroboam ou Double Magnum – 3l
- Réhoboam – 4,5l
- Imperial ou Matusalém – 6l
- Salmanazar – 9l
- Balthazar – 12l
Vale ressaltar que os vinhos armazenados em garrafas maiores, envelhecem de forma mais lenta, por conta da menor proporção de ar em relação ao volume de vinho em contato com o oxigênio. Dessa forma, garrafas maiores são mais caras e, consequentemente, mais cobiçadas, principalmente em leilões. Existem ainda, as seguintes garrafas:
- Nabucodosor – 15l
- Melchior – 18l
- Solomon – 20l
- Soberano – 25l
- Maximus – 130l
Cor da garrafa:
A cor do vidro da garrafa de vinho varia segundo as regiões e os diversos tipos de vinho. No entanto, usa-se mais a cor escura para proteger o vinho do excesso de luz.
Formato de garrafa:
Quanto ao tipo, as mais comuns são:
1) Bordalesa – É a mais utilizada em todo o mundo e, como sugerido pelo nome, foi criada em Bordeaux. É reta, de ombro alto e verde escura para os vinhos tintos e brancos secos. No Novo Mundo é utilizada para engarrafar muitos Cabernets Sauvignons.
2)Borgonhesa – Proveniente da Borgonha, essa garrafa possui um bojo mais amplo e ombros mais suaves. É o principal recipiente para engarrafar os grandes Chardonnays e Pinot Noirs da Borgonha e do Novo Mundo. A cor preponderante é o verde.
3)Alsácia/Reno – A garrafa da Alsácia tem o formato de flauta e o corpo se afila com o gargalo. Não possui ombros. As garrafas do Reno são de cor verde amarronzado, as de Mosel e da Alsácia são de cor verde.
4)Champanhe – Essas garrafas seguem um formato padrão adotado em todo o mundo. São mais resistentes que as demais com paredes mais grossas para resistir à pressão interna causada pelo gás carbônico
5) Francônia – Mais comum para conter vinhos da região da Francônia (Alemanha) mas também são utilizadas para vinhos portugueses, especialmente, verdes e rosados.
Bem, espero que tenham gostado da explicação. Se quiserem deixar comentários abaixo, ficarei feliz 🙂
Abraços e até a próxima semana.