Naquele tempo, os primeiros saca-rolhas contavam com um sistema de base tipo “T” e com espiral. Somente a partir de 1850 começaram a aparecer os saca-rolhas de alavanca para facilitar a abertura do vinho. No final do século XIX, surgiu o modelo com uma única alavanca e que, até hoje, é o preferido dos garçons em todo mundo. Depois de dois séculos é claro que apareceram saca-rolhas de diversos tipos, marcas e formas. De lá pra cá, muitas indústrias começaram a desenvolver métodos para sacar a rolha de modo simples e eficaz, investindo na melhoria da alça e na mecânica do sistema do instrumento.
Hoje, há quem colecione saca-rolhas. Pudera há de todas as formas: alavanca única, de aço, de prata, de ponta dupla, em forma de T, de lâminas, elétrico e muito mais. No Brasil, só o médico e enófilo Carlos Alberto Fasolo, de Bento Gonçalves (RS), possui uma coleção com mais de 1300 tipos.
Para mim o screwpull continua sendo o melhor saca-rolhas que existe. Ele mede cerca de 15 centímetros e é feito de plástico ou de aço inoxidável e é super fácil de usar, pois não requer muita força.