Dois jovens enólogos, Lucas Foppa Alves e Ricardo Ferrari Ambrosi, estão à frente da Tenuta Foppa & Ambrosi, uma vinícola que teve um crescimento surpreendente nos últimos seis anos. Começando com apenas 300 garrafas, a vinícola agora produz 60.000 garrafas em mais de 30 rótulos autorais Super Premium. Além disso, a vinícola é a primeira brasileira a produzir vinhos no Napa Valley, na Califórnia.
A história da Tenuta Foppa & Ambrosi começou com a produção de um vinho a partir de quatro caixas de uva Marselan, que se transformaram em 45 garrafas. Inspirados por essa experiência, os jovens enólogos decidiram seguir em frente e estabeleceram a vinícola, começando com um Cabernet Sauvignon 2017 sob a marca Tra Nodo. A jornada não foi fácil, e eles tiveram que equilibrar seus empregos em outras vinícolas enquanto desenvolviam seu próprio negócio.
Em 2020, a vinícola alugou um espaço maior e, desde então, tem crescido consideravelmente. Eles valorizam a descentralização de terroir, comprando uvas de viticultores de diferentes regiões do Brasil. A vinícola tem uma variedade de rótulos, incluindo espumantes, vinhos tintos, brancos e um rosé, todos em pequenos lotes.
O sucesso da Tenuta Foppa & Ambrosi não se limita apenas ao Brasil. A dupla também lançou uma versão americana da vinícola nos Estados Unidos, produzindo um vinho Syrah 2021 no Napa Valley. Agora, eles dividem seu tempo entre a produção no Brasil e nos Estados Unidos.
Lucas Foppa Alves e Ricardo Ferrari Ambrosi, ambos com 27 anos, são os enólogos por trás deste empreendimento impressionante. Ambos começaram suas carreiras na Enologia em uma idade jovem e se formaram em Técnico em Viticultura e Enologia. Eles continuaram sua educação, incluindo especializações e experiências no exterior.
A Tenuta Foppa & Ambrosi é um exemplo notável de empreendedorismo e dedicação na indústria de vinhos, demonstrando como a paixão, o trabalho árduo e o compromisso podem levar a um sucesso excepcional.
Fotos: Divulgação Foppa & Ambrosi