Top 10 Vinhos Avaliados pela Wine Spectator

O mundo do vinho em 2023 apresentou safras robustas, segundas performances, sucessão geracional e histórias de reviravolta. O Top 100, da Wine Spectator, oferece uma reflexão sobre os vinhos que tornaram o ano especial, desde os tradicionais até a nova onda, representada em regiões de todo o globo. Esses 100 vinhos são as escolhas dos editores para os vinhos mais empolgantes provados ao longo do ano passado.

Nas degustações às cegas de 2023 pela Wine Spectator, os editores analisaram mais de 9.200 vinhos, dos quais 5.819 receberam pontuações de 90 pontos ou mais. Esta foi a piscina inicial para selecionar o Top 100, avaliada quanto à qualidade (com base na pontuação), valor (com base no preço), disponibilidade (caixas fabricadas ou importadas para os EUA) e, o mais importante, a relevância e a história por trás dos vinhos — o que chamamos de fator X.

A lista é uma visão ampla do ano no mundo do vinho. Você encontrará alguns dos melhores vinhos de variedades de uvas de primeira linha e de denominações renomadas, especialmente no Top 10. A Califórnia destaca-se, principalmente, com a safra de Cabernet de 2019, Chardonnay de 2021 e Pinot Noir de 2021; a Itália, representando 20% do total, exibe sua força com vinhos do Piemonte e da Toscana. A França também se destaca, com o Vale do Rhône liderando a lista.

Confira a Lista TOP 10 da Wine Spectator:

TOP 10 – Greywacke – Sauvignon Blanc Marlborough 2022

Nota de Prova: Distinto, suculento e maravilhosamente complexo, oferecendo sabores de frutas de caroço em uma estrutura rica, suave e suculentamente suculenta, com notas de madressilva, gengibre preservado em mel, creme de limão, manga madura e flores. Toques de especiarias persistem no final longo e expressivo.

Região: Marlborough, Nova Zelândia

TOP 9 – Résonance – Pinot Noir Willamette Valley 2021

Nota de Prova: Preciso e elegantemente estruturado, com framboesas detalhadas, nuances de chá saboroso e acentos de pedra esmagada que se acumulam em riqueza e tensão em direção a taninos refinados.

Região: Vale de Willamette, Oregon

TOP 8 – Château Pichon Baron – Pauillac 2020

Nota de Prova: Este vinho possui um núcleo de grosso calibre, mas de proporções adequadas, com sabores intensos e focados de groselha, ameixa e amora, notavelmente puros. Profundamente enterrada está uma espinha dorsal de ferro elegante e vibrante que impulsiona o final enquanto a fruta mantém o ritmo. Nuances extra de tabaco, cedro e sabor acentuado preenchem todo o espaço restante disponível. Um vinho imponente, com uma sensação contida. Cabernet Sauvignon e Merlot.

Região: Pauillac, Bordeaux

TOP  7 – Antinori – Chianti Classico Marchese Antinori Riserva 2020

Nota de Prova: Um tinto elegante e polido, com pura fineza nos aromas de cereja, groselha preta, ferro, azeitona e tabaco. Revela carvalho novo no paladar, conferindo tanto a picância quanto a estrutura compensadas por fruta generosa e textura. Conclui com um final equilibrado e complexo. Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Região: Toscana, Itália

TOP 6 – Dunn – Cabernet Sauvignon Howell Mountain 2019

Nota de Prova: Ricamente frutado, este vinho envia ondas de ameixa esmagada, compota de boysenberry e pasta de amora a partir do núcleo, com uma forte correnteza de ferro fundido e tabaco em brasas. Encorpado e denso, mas com uma sensação de polimento e uma nota de pureza na forma de um delicado eco de violeta.

Região: Vale de Napa, Califórnia

TOP 5 – Mastroberardino – Taurasi Radici Riserva 2016

Nota de Prova: Um tinto focado e fragrante, destacando-se com sugestões de raspas de lápis, violeta, tabaco e cítricos que realçam os sabores de frutas de amora e cereja preta. Este vinho é refinado e flexível, fresco com acidez animada, mas também mostra peso e concentração, com taninos esculpidos surgindo no final marcado por minerais e especiarias.

Região: Taurasi, Sul da Itália

TOP 4 – RAEN – Pinot Noir Sonoma Coast Royal St. Robert Cuvée 2021

Nota de Prova: Lindamente definido, com notas precisas de ameixa damasco, amora e laranja sanguínea estendidas sobre uma estrutura de chá rooibos e acentos de saborosos. Salivante até o final longo e despretensioso, que se baseia em tensão e pureza.

Região: Costa de Sonoma, Califórnia

TOP 3 – Château Lynch Bages – Pauillac 2020

Nota de Prova: Deslumbrante desde o início, com notas de groselha e violeta abrindo caminho, seguidas por ondas adicionais de cereja preta e amoras, bem como tabaco doce e ferro. Mostra sugestões sutis de saboroso e cedro que permanecem em segundo plano, enquanto a nota de ferro perfura através da fruta no final. Quase acessível para a fruta, mas espere, se puder. Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc.

Região: Bordeaux, França

TOP 2 – Occidental – Pinot Noir West Sonoma Coast Freestone-Occidental 2021

Nota de Prova: Apresenta frutas de amora e ameixa animadas por uma leve nota saborosa, enquanto as notas de anis e íris adicionam amplitude ao final elegante e tangente. Mostra uma agradável borda mineral subjacente, que acrescenta uma tensão sutil ao longo. Refinado.

Região: Costa Oeste de Sonoma, Califórnia

TOP 1 – Argiano – Brunello di Montalcino 2018

Nota de Prova: Aromas e sabores de rosas, morangos e cerejas são os principais temas neste tinto, juntamente com nuances de ervas selvagens, minerais e feno cortado. Arrojado e cheio de energia, com um final longo e saturado.

Região: Toscana, Itália

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…