Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed.22

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna.

Babi Frazão é campeã do Master Chef

A Chef Babi Frazão, que representou muito bem Brasília nessa quinta edição do Master Chef Profissionais 2023, consagrou-se campeã na noite do dia 14.11, quando foi ao ar na Band o último episódio da temporada. A participante garantiu o título com o menu de seis passos “Afeto”. Foram duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, homenageando seu restaurante de mesmo nome localizado na Quituarte – Lago Norte, em Brasília. Prêmio merecido. Chef Babi, você arrasou!

Chef Babi Frazão no MasterChef
Chef Babi Frazão no Master Chef

Sommeliers na Vinícola Brasília

Um grupo de sommeliers de renomados restaurantes da cidade visitou no dia 13 de novembro a sede da vinícola Brasília no PAD-DF, onde puderam degustar vinhos diretamente dos tanques e barricas do local. A visita teve caráter extraordinário uma vez que a vinícola ainda está em fase final de obras e será inaugurada oficialmente em 21 de abril do próximo ano. Após a visita à vinícola, os sommeliers seguiram para a Ercoara e participaram de um almoço de cinco etapas harmonizados com os vinhos do local. Quem fez o passeio teve a oportunidade de degustar o vinho Monumental, que ficou entre as 16 amostras mais representativas da safra 2023 pela Avaliação Nacional de Vinhos. O novo Sauvignon Blanc da Ercoara também foi apreciado em primeiríssima mão pelos profissionais.

Sommeliers do DF e o anfitrião Rodrigo Sucena, da Vinícola Brasília - Ercoara
Sommeliers do DF e o anfitrião Rodrigo Sucena, da Vinícola Brasília – Ercoara

Dona na 502 Sul

A rede de Supermercados Dona de Casa agora é Dona. Na 502 sul, uma nova loja foi inaugurada recentemente e está repleta de promoções de vinhos e destilados. Vale à pena uma visita para garantir bons rótulos para as festas de fim de ano. A novidade por lá é que o cliente vai poder comprar uma taça de vinhos e fazer as compras enquanto degusta…Ideia sensacional!

Supermercado Dona

Degustação Vinhos do Cerrado

Degustação imperdível de cinco pratos harmonizados com vinhos das vinícolas goianas São Patrício e Monte Castelo, que produzem vinhos de colheita de inverno. Quem irá conduzir o evento, que acontecerá no Le Jardin Bistrot do Sudoeste, será o sommelier Adelson Marques. Os pratos ficarão a cargo do Chef Tiago Santos. Já confirmei presença e você? Realização: @_premiercru e @lejardinbistrot. 

Hotel Vinícola e Spa no DF

A Villa Triacca Ecopousada e Vinhos agora vai se chamar Villa Triacca Hotel Vinícola e Spa. A mudança vai acontecer em dezembro deste ano, quando será inaugurado no local um charmoso Spa. As novas instalações irão ocupar um chalé de 150 m2 incrustado na mata e oferecerão serviços de massagem e relaxamento.  A equipe do Hotel já está sendo treinada pela Chandra Consulting, empresa que capacita funcionários do Grupo Spa Fasano do Brasil e do Uruguai e também do badalado Spa Anttunina em Maragogi – Alagoas. Sem dúvidas, um projeto sem precedentes no Cerrado e o único daqui a integrar a Associação de Hotéis de Roteiro de Charme. Brasília agradece!

Villa Triacca Hotel Vinícola e Spa

Novidades no Bartô

A Chef Raquel Amaral (ex The Taste Brasil e Master Chef Profissionais 5) será a responsável pelo menu do restaurante Bartô na 409 Sul. Aguardem porque no final deste mês de novembro haverá muitas novidades por lá!

Chef Raquel Amaral
Chef Raquel Amaral

Tapada de Coelheiros

Muita gente desconhece, mas a vinícola portuguesa Tapada de Coelheiros pertence ao brasileiro Alberto Weisser desde 2015. A vinícola, que fica no Alentejo é considerada uma das melhores de Portugal e uma das poucas a ostentar certificação biológica. O enólogo é o português Luis Patrão. Entre os destaque da empresa está o Coelheiros branco 2021, elaborado com a Arinto e Antão Vaz – vinho versátil, com boa acidez e bom potencial de guarda. Quem traz esse vinho para o Brasil é a Mistral. @mistralvinhos.

Vintage Perini

A linha Vintage de Espumantes Casa Perini – feita para momentos memoráveis – foi lançada na Prowine em São Paulo este ano. Os espumantes chegaram recentemente em Brasília e vão começar a ser distribuídos pela @duebrasiliaoficial. Por serem muito especiais, ainda estão sendo estudados os pontos de venda desses produtos. A ideia é que sejam comercializados apenas nos melhores restaurantes e bares da cidade. Vamos aguardar ansiosos!

Vinho do Ano Wine Spectator

Eleito pela prestigiada Wine Spectator, revista norte-americana especializada em vinhos, Argiano Brunello de Montalcino safra 2018, importado pela Inovini – divisão de vinhos da Aurora Fine Brands –, foi escolhido como melhor vinho de 2023. Localizada na Toscana, na Itália, a vinícola histórica de Argiano pertenceu ao longo dos séculos por diferentes famílias nobres. Desde 2013, é comandada por empreendedores brasileiros. De acordo com o editor da Wine Spectator, Bruce Sanderson, “por sua expressão tradicional do Brunello, sua qualidade e valor, Argiano Brunello di Montalcino 2018 não é só uma representação líder da região. É o vinho do Ano.” Clique aqui e conheça os 100 melhores do ano pela Wine Spectator

Argiano Brunello di Montalcino 2018 – importado para o Brasil pela Inovini – divisão de vinhos da Aurora Fine Brands

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…