Notas de Vinho Especial – Prowine 2023

A terceira edição da ProWine 2023 surpreendeu pela organização, número de expositores, visitantes e capacidade para bons negócios. O evento aconteceu de 3 a 5 de outubro em uma área de 15 mil m2 no ExpoCenter em São Paulo e reuniu mais de 10 mil pessoas. Foram 900 marcas e quase dez mil rótulos apresentados. Abaixo alguns destaques.

Filial Del Maipo em São Paulo

Este ano a importadora de vinhos brasiliense Del Maipo, em parceria com a vinícola italiana Sensi, participou como expositora da ProWine. Quem visitou o estande teve a oportunidade de degustar excelentes rótulos Sensi, entre eles o Brunello di Montalcino e o Amarone da vinícola, além do cobiçado Prosecco 18K  Pas Dosé Velvet Edition. A Del Maipo, que é líder de mercado em Brasília, está focada em abrir uma filial da empresa em São Paulo no próximo ano e está intensificando as ações na capital paulista.

Eugenio Cue, sommelier Del Maipo. Letícia Romano, distribuidora Del Maipo em São Paulo, e Cyro Torres Junior, CEO Del Maipo.

Vinícola Brasília na ProWine

O brasiliense que circulou pela Prowine teve o orgulho de ver estampada a logomarca da vinícola Brasília no estande da Anprovin – Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno. Quem esteve por lá representando os vinhos brasilienses foram os sócios Ronaldo Triacca (Villa Triacca), Rodrigo Sucena e Herbert Araújo (Ercoara).

Rodrigo Sucena, Ronaldo Triacca e Herbert Araújo (Vinícola Brasília)

Sommeliers antenados

Um grupo de  sommeliers de renomados restaurantes e lojas de vinho de Brasília se reuniu para visitar a Prowine 2023 a fim de  conhecer de perto as novidades e tendências do mundo vitivinícola. Quem juntou a turma e organizou a viagem foi o sommelier Leonildo Santana do restaurante Dom Francisco (Asbac). Em São Paulo, o grupo foi recebido para uma degustação exclusiva na Zahil.

Elaine Mendes (Super Adega), Francisco Chaves (CS Vinhos), Renato Ruziguim (Teta Cheese Bar), Leonildo Santana (Dom Francisco Asbac), Bernardo (Faro) e Tiago Pereira (Trattoria da Rosário) na Zahil de São Paulo

Estande concorrido

Um dos estandes mais concorridos dessa terceira edição da ProWine São Paulo foi o da Berkmann Wine Cellars. Quem recebeu os visitantes por lá foi ninguém menos que o inglês Rupert Berkmann, CEO da empresa, e Vittorio Antinori,  da vinícola Marchesi Antinori (Itália) e Haras de Pirque (Chile). Distribuidores da empresa em Brasília marcaram presença no estande e fecharam importantes acordos no local.

Vignarosa em Bsb

Os rótulos Vignarosa são importados pela Vignarosa Brasil. A premiada vinícola italiana tem 200 anos de tradição em vinhos e proseccos. Entre os produtos disponíveis no Brasil, o elegante Cabernet Franc e o prosecco D.O.C Treviso Extra Dry Park.  Novidade – A Más Vino (306 Sul) fechou acordo com a importadora e venderá os vinhos da marca com exclusividade em Brasília.

Sílvia da Más Vino Brasília e Luciana Secches, CEO da Vignarosa Brasi

Pontilli Roble Malbec

O argentino Adriano Pontilli da Argenvino Wines, que reside em Brasília há pouco mais de quatro anos, apresentou durante a feira rótulos especiais produzidos por seu pai, Osvaldo Pontilli, em Luján de Cuyo, Mendonza. Destaque para os de pequena produção da linha roble, feitos a partir da Malbec. Esses vinhos serão vendidos em Brasília a partir de 2024.

Os argentinos Adriano Pontilli e Oswaldo Pontilli

Wine of the Champions

“Wine of the Champions” é uma coleção de vinhos dedicada aos principais jogadores de futebol do mundo e são trazidos pela importadora Barrinhas. O projeto é uma criação do italiano Fábio Cordella, produtor de vinhos na Puglia, que decidiu montar a seleção de craques com vinhos icônicos.  Cafu, Amoroso, Amauri e Lugano participaram da ProWine e divulgaram seus rótulos. Em breve esses vinhos serão encontrados em uma loja de vinhos de Brasília. Aguardem!

Amitié em Brasília

Quem fechou parceria com a vinícola Amitié (RS) foi a WM Vinhos, que trará para o Sparkling Festival do Casa Park no fim de outubro nove rótulos da vinícola. Se tudo der certo, a WM será a representante da marca em Brasília. Estamos na torcida. Os rótulos da Amitié são ótimos!

Self-Service de Vinhos Premiados

Em um estande chamado “Free Tasting”  da Wines of Portugal, os participantes da feira puderam degustar todos os 28 rótulos premiados no Concurso Vinhos de Portugal 2023. De forma prática e inteligente, os vinhos estavam disponíveis para serem servidos em esquema self-service. Destaque para o vinho Pai Chão, produzido no Alentejo pela Adega Mayor.

Sommelier Virtual

A mais nova sommelier da Casa Valduga também participou da maior feira de vinhos da América Latina. Val –  sommelier virtual da empresa – deu dicas valiosas de forma interativa por meio de totens bem modernos no estande da vinícola e da Domnos Importadora.

Trebbiano Vegano

Miolo Wild Trebbiano foi  lançado durante a feira. É feito com leveduras selvagens, sem adição de sulfitos e é vegano. Ele é produzido com uvas Trebbiano (também chamadas Ugni Blanc) plantadas em  1978. Durante a feira, o vinho foi apresentado aos visitantes do estande pessoalmente pelo enólogo e sócio-proprietário da vinícola Adriano Miolo. Excelente iniciativa!

Moscatel Romeno

A linha Hyperion de vinhos romenos é a mais recente novidade da Alexandrion Group trazida para o Brasil. Dentre os vinhos da linha recém-lançada está o branco seco e super aromático feito com a uva autóctone Tamioasa Romaneasca, conhecida como a “Moscatel Romena”.

Espumante barricado

Foi lançada na feira a Linha Vintage Casa Perini –  Espumante Safrado 2022. São cinco espumantes da linha, mas o que mais atraiu curiosos no evento foi o Vintage Barriqué, por estagiar  em barricas de carvalho.

Saperavi Gaúcha

A uva Saperavi, soberana entre as variedades georgianas, agora compõe o vinho de mesmo nome produzido pela vinícola Aurora com a safra 2020. O rótulo foi produzido na Serra Gaúcha, tem passagem de 12 meses em barrica. O vinho de edição superlimitada – 320 garrafas – foi apresentado e degustado com exclusividade no evento.

Blend de Uvas Antagônicas

A Comissão Regional de Vinhos Verdes trouxe 225 rótulos para a ProWine este ano, além de 19 produtores. Um dos destaques do estande foram os vinhos da Quinta da Raza, em especial o  blend das antagônicas Avesso e Alvarinho.  A vinícola, que produz excelentes vinhos na sub-região de Basto, está à procura de importadores no Brasil.

Pequenos Produtores

Este ano a Wines of Argentina inovou trazendo pequenos produtores bem especiais com vinhos sustentáveis e orgânicos. Um dos destaques foi o vinho Aroma feito de Cabernet Franc, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Quem assina é a Bodega del Desierto.

Achado de 10 euros

Feito a partir de uvas de vinhedos antigos na Beira Interior, o Quinta dos Termos Reserva Vinhas Velhas foi um achado na feira. Ele é composto por diversas uvas, entre elas as pouco conhecidas Jaen, Rufete e Maruf. O vinho, que é espetacular, custa menos de 10 euros na Europa, e ainda não tem importador no Brasil.

Champanhe BBB

Quem visitou o estande da Porto a Porto teve a oportunidade de conhecer o refrescante e amanteigado champanhe Mandois  Brut. De ótimo custoxbenefício, leva na composição uvas das principais sub-regiões: Côtes de Blancs, Côte d’Epernay, Côte de Sézanne e Côtes des Bars. É um blend de Chardonnay (40%), Pinot Noir (30%) e Pinot Meunier (30%).

Vinho com Resina

O Retsina Amphorae da Tetramythos feito na Grécia com uva branca Roditis estava disponível para degustação no estande da Decanter. Por ser um vinho com adição de resina de pinheiro (Pinus Halepensis) durante a fermentação, gera controvérsias. Há quem o ame e também quem o odeie. De toda forma, ele mantém uma antiga tradição e, portanto, vale a experiência de apreciá-lo!

Vinho do Signo

Horoscopo é a linha de vinhos feitos a partir de um blend secreto e traz os doze diferentes sinos do zodíaco. Os rótulos  foram elaborados por um enólogo e um astrólogo levando a personalidade de cada signo. O rótulo é chileno feito no Vale do Maule pelo produtor Chilean Wines Company. O vinho é simples, mas o marketing é muito bom! Trazido para o Brasil pela WF Importadora.

Quem escreve – Etiene Carvalho (jornalista especialista em vinhos, WSet 3, sommelier pela ABSRS e Fisar, diretora e professora da ABS-DF, sommelier de charutos, embaixadora da Puro World Club)

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…