Notas de Vinho por Etiene Carvalho – Ed. n. 18

Abaixo, as notas de vinho dessa terceira semana de outubro. Confira!

Cerrado ganha Associação de Enoturismo

Excelente notícia! Acaba de ser criada a Associação Cerrado de Enoturismo – Aceno, que tem por objetivo a promoção, o incentivo e o desenvolvimento do enoturismo da região. A presidente da entidade é a professora Mara Flora Lottici Krahl (que também é diretora de Enoturismo e Enogastronomia da ABS-DF) e o vice-presidente é Ronaldo Triacca (proprietário da Eco pousada Villa Triacca e sócio da vinícola Brasília). Parabéns aos idealizadores pela iniciativa. O enoturismo no Cerrado irá gerar muito emprego e renda para o Distrito Federal. Gostei!

Mara Flora
Professora Mara Flora – presidente da Associação Cerrado de Enoturismo (Aceno)

I Prêmio CNA Brasil Artesanal de Vinhos e Espumantes

15 sommeliers e enólogos de diversos locais do país se reúnem de amanhã (18) a sexta (20 de outubro) em Brasília para elegerem os vinhos nacionais no I Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 de Vinhos e Espumantes. O prêmio da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF). Após a escolha dos jurados, os vinhos  serão avaliados por um júri popular que acontecerá em novembro.

Críticos Gastronômicos em Movimento…

Lulu Peters (@lulupeters_) é a nova crítica de Gastronomia da CBN Sabores Brasília que vai ao ar todas às segundas e sextas, às 11h50 da manhã, pela 95,3 FM. A comentarista deixou a coluna de Gastronomia do Jornal de Brasília, agora assinada pelo jornalista Max Cajé (@comerezando). Na CBN, Lulu Peters assumiu o lugar do jornalista Guilherme Lobão, que se dedica ao projeto @comidadepensar  e à produção de um documentário exclusivo que transita pelas áreas de Gastronomia, religiosidade e aspectos sociais.

106,1 FM todas as segundas e sextas às 11h30min

Vinhos Premiados

A Vinum Brasilis é a maior feira de vinhos nacionais do Brasil e acontece essa semana – dias 20 e 21 de outubro no salão Millenium da Ascade . Os últimos ingressos estão sendo vendidos aqui. Confira os vencedores do concurso Vinum Brasilis 2023 e aproveite para degustá-los no evento.

Reinauguração da Valentina 310 Sul

A Pizzaria Valentina da 310 Sul será reinaugurada hoje, dia 17.10, em um evento para convidados. A casa, que funciona desde 2010, ganhou uma repaginação completa e ficou linda! Quem assina o cardápio da pizzaria é o chef Thiago Paraiso que traz novos sabores de pizzas todos os meses. A carta de vinhos da casa conta com 62 vinhos de seis países diferentes. Por lá é possivel encontrar opções de 187ml e de 375ml também.

Timão na Vinhos S.A

Tendo em vista o constante aumento do interesse dos brasilienses em tomar vinho e a consequente demanda fora do Plano Piloto, a Vinhos S.A. precisou reforçar a equipe. O sommelier Felipe Matos, que já atua no mercado de vinhos há 18 anos e é professor na área, é o novo integrante da equipe e se junta aos craques de vendas da empresa os sócios Alexandre Azevedo e Evandro Alves.

Felipe Matos
Sommelier Felipe Matos

Vinho já é (quase) alimento

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou no começo deste mês o projeto de lei que classifica o vinho como alimento, o que vai estimular investimentos e apontar para uma possível reconfiguração tributária mais adequada. De autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), o PL 3.594/2023 aguarda agora a designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será apreciado em caráter terminativo, isto é, não passará pelo Plenário – será enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado.

Sommelier de Vinhos ABSDF

Começa sábado, 21.10, a nova turma do curso de sommelier de vinhos da ABSDF para quem deseja se profissionalizar e também para amantes de vinho. As aulas acontecerão todos os sábados das 09 às 13h15 na loja A Garrafeira da 215 Sul. Serão 110 horas de aula. Ainda há vagas. Clique aqui pra saber mais.

Terras do Cedro no Ticiana

Dois vinhos portugueses produzidos por Ricardo Aleixo na Bairrada entraram na carta do Ticiana Werner (201 Sul) – o branco e o tinto Terras do Cedro. Os rótulos têm excelente relação preço x qualidade (R$58 na loja e R$89 no restaurante) e são bem gastronômicos.

Vinho branco e tinto - Terras do Cedro
Vinho branco e tinto – Terras do Cedro

Vinho é Saúde

Bianca Dumas do @vinhobonzao é a prova viva de que o vinho colabora com a saúde. Ela é funcionária da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e estuda vinhos há mais de quinze anos. Em 2018, decidiu dividir seu tempo livre entre as degustações e o treino de canoa havaiana no Lago Paranoá. A ideia deu tão certo que a especialista em vinhos já coleciona prêmios como atleta. Recentemente, foi classificada com sua equipe para representar o Brasil no Havai no Campeonato Mundial em 2024. Claro que as conquistas são sempre comemoradas com vinhos especiais. Parabéns, Bianca!

Bianca Dumas
Bianca Dumas do @vinhobonzao coleciona prêmios como atleta de canoa havaiana

Safra Brasileira

Eleonora Bonorino montou a distribuidora de vinhos @safrabrasileira e está trazendo para Brasília, de forma exclusiva, vinhos de cinco vinícolas nacionais de destaque – Família Bebber, Pedrucci, Peculiare, Arte Viva e Villagio Basseti. O foco é o mercado on-trade, ou seja, bares, restaurantes, cafés e hotéis. Sucesso ao novo empreendimento!

Enfim, garrafas de vinho mais leves

Um importante grupo internacional de varejistas de vinho assinou um acordo para reduzir o peso médio das garrafas de vidro de vinho. Whole Foods Market, Naked Wines USA, Naked Wines UK, Laithwaites, Lidl GB, The Wine Society, Virgin Wines, Waitrose e o monopólio sueco Systembolaget concordaram em reduzir o peso das garrafas em 25% (de 550g para menos de 420g), até 2026.  Espera-se que este acordo, desenvolvido pela Mesa Redonda do Vinho Sustentável, ajude enormemente a dissipar a noção errada de que existe uma relação entre a qualidade do vinho e o peso da garrafa, e que mais varejistas e produtores de vinho sigam esse exemplo inspirador.

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…