Vinho e Mulheres: Enoturismo Gaúcho 

Uma experiência que se conecta com as raízes mais tradicionais e culturais de um povo: é assim que o Enoturismo pode ser definido. Mais do que um turismo voltado à gastronomia e aos vinhos, essa consolidação de roteiro mostra em seu íntimo a força feminina da Serra Gaúcha. 

A intenção do Enoturismo é servir uma experiência singular aos turistas do mundo. Para as mulheres envolvidas, pode ser traduzida como um norte dentro de seus dias, além de força e vontade em mostrar para todos o que a Região dos Altos Montes, por exemplo, localizada entre as cidades de Nova Pádua e Flores da Cunha, tem a oferecer. 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, convidamos as mulheres à frente das vinícolas da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) para responder: “Qual o seu sentimento sobre ser mulher no Enoturismo?” 

Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos 

Graziela Boscato: “Para responder esta pergunta precisei parar, pensar e refletir sobre o contexto da minha vida no Enoturismo. São muitos sentimentos positivos e negativos, mas o sentimento que eu escolho é sorte. Sorte na definição de ser algo inexplicável do qual derivam todos os acontecimentos da vida. Estou no lugar certo, Nova Pádua é minha cidade natal e está se organizando a passos largos com foco no enoturismo; com as pessoas certas, minha irmã, meu pai e meus amigos de profissão sendo absolutamente solícitos; e no momento certo, após 20 anos trabalhando no meio do vinho, agora estou na frente da minha empresa, com meus valores, meu estilo, meus sentimentos!” 

Casa Venturini Vinhos e Espumantes 

Denise Venturini: “Sentimento de empoderamento, ousadia e paixão que nos move a cada dia em busca de novos desafios, conhecimentos, e um novo despertar para o mundo do Enoturismo.” 

Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos 

Francine Tonet: “O Enoturismo desperta em mim, como mulher, os sentimentos mais fraternos, de acolhimento, receptividade, simpatia e cordialidade. Em torno de uma taça e da nossa cultura italiana, vivo e revivo histórias, sensações e sentimentos com o nosso turista/visitante! E isso tudo é muito gratificante!” 

Fabiane Veadrigo
Fabiane Veadrigo

 
Famiglia Veadrigo 

Fabiane Veadrigo: “As mulheres estão conquistando seu espaço no mundo do vinho e, com isso, no Enoturismo também. A atenção e o carinho femininos encantam os visitantes e fidelizam cada vez mais os consumidores. A sensibilidade da mulher agrega produtos elegantes e cheios de personalidade, assim como experiências únicas as quais o visitante jamais esquece.” 

Luiz Argenta Vinhos Finos 

Daiane Argenta: “Acredito que ser mulher traz um olhar diferenciado ao negócio do Enoturismo, principalmente pela grande sensibilidade e enorme capacidade de se dedicar ao cuidado do outro. Isso é fundamental para dar a merecida atenção aos detalhes e a hospitalidade, ao receber visitantes, e proporcionar a melhor experiência possível a eles.” 

Janaína Massaroto
Janaína Massarotto

Vinícola Marzarotto 

Janaína Massarotto: “Muito gratificante fazer parte do time das mulheres que trabalham no segmento de Enoturismo. Aqui na vinícola, sou enóloga responsável pela produção de vinhos, tenho muito orgulho em saber que há consumidores desfrutando de meus vinhos a todo o momento, isso me faz querer desempenhar cada dia mais meu papel com mais carinho, dedicação e amor pela bebida. É muito bom ver a quantidade de mulheres conquistando seu espaço no segmento do vinho.” 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…