Vinhos de uvas iguais, mas sabores distintos – entenda o terroir

Blog Vinho Tinto explica Terroir
O terroir interfere nas características essenciais do vinho

Você já parou para pensar a razão pela qual os vinhos possuem sabores e aromas distintos, mesmo quando são da mesma uva e da mesma safra? O grande responsável por isso é o terroir (pronuncia-se terroar), uma palavra bastante falada e ouvida no mundo do vinho e que traduz uma ideia extremamente complexa de que o estilo de um vinho é o reflexo de sua origem. É, por isso, por exemplo que no Velho Mundo (relembre aqui) mantém-se a tradição de indicar nos rótulos o local onde as uvas são produzidas e não o nome das suas castas.

Blog Vinho Tinto e terroir
Em locais mais ensolarados as uvas perdem a acidez mais rapidamente

O enólogo chileno Patricio Tapia tem uma explicação muito legal para a palavra  terroir –  segundo ele, é um termo cunhado na França e que faz referência ao caráter do vinho ligado ao lugar onde crescem suas uvas. Para ele, clima, solo, topografia e seres humanos são os principais agentes no terroir. Isso explica porque a mesma casta (tipo) de uva pode produzir vinhos muito diferentes, dependendo da região em que é cultivada. Uvas de locais mais ensolarados, por exemplo, amadurecem e perdem a acidez mais rapidamente do que o mesmo tipo de uva produzido em locais frios; vinhas cultivadas em altitudes mais altas também são responsáveis pela produção de uvas mais adstringentes do que aquelas cultivadas em baixas altitudes.

Uva e terroir
Toda influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir

Enfim, solo, clima, altitude, ventos, drenagem, incidência solar – toda essa influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir. O trabalho que o produtor realiza imprimindo ao vinho características, personalidade e tradição também integra o conceito.

terroir2
Vinhos de diferentes terroirs possuem sabores distintos, mesmo sendo da mesma uva.

Entendeu, agora, porque os vinhos podem apresentar cores, aromas e sabores tão diferenciados mesmo sendo provenientes da mesma casta e até do mesmo país? O barato de apreciar o vinho é justamente este – saber que cada garrafa (de terroirs distintos, claro!) vai revelar uma bebida diferente. Saúde!!!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Os 25 Vinhos mais Caros da Argentina em Novembro de 2023

Novembro de 2023 marca um momento de destaque no mundo do vinho argentino, com a…

Competição acirrada: França supera Itália e lidera produção global de vinho

Uma séria quebra de safra afetou a Itália em 2023, resultando na perda de sua…

“Raízes da Gastronomia”: interseção entre cultura indígena e agricultura regenerativa

Estreando em 18 de maio, a exposição “Raízes da Gastronomia” é uma instalação itinerante que…

12º BRAZIL WINE CHALLENGE

As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde 27 de abril resultaram…