Este ano os organizadores do Brinda Brasil Brasília (evento exclusivo de espumantes nacionais) acertaram em cheio e realizaram um evento impecável: espaço amplo, boa localização, bela decoração, boa música, participantes selecionados, parceiros de alto nível e, claro, vinícolas de qualidade. Resultado: para quem acompanha a trajetória do evento, que está em sua sétima edição, sem dúvidas, ficou a sensação de que foi um dos melhores. Circularam pelos dois dias do evento, (28 e 29 de junho), cerca de 2 mil pessoas, que puderam conhecer espumantes nacionais de 25 vinícolas, alguns deles inéditos na cidade, como o Panceri, de Santa Catarina, e o Cazzari, produzido em Goiânia. Ao todo foram abertas para o público mais de 1600 garrafas para degustação.
Superando as críticas do Brinda Brasil 2016
Críticas quando bem fundamentadas, devem ser levadas em consideração, sempre! E a impressão que tive ao participar do evento deste ano, foi que os organizadores (Cris Cavalli, Emília Carvalho e Rodrigo Leitão) fizeram questão de levar em conta e superar as falhas apontadas pelo público durante o Brinda Brasil do ano passado, realizado no salão de eventos do restaurante Côco Bambu Lago. Por exemplo, um dos pontos muito polêmicos em 2016, foi o uso de taças de acrílico para as degustações, que a despeito de serem tendência internacional – segundo a organização – não agradou muitos os participantes. Este ano, os espumantes foram servidos em taças flute de vidro, o que, no meu ponto de vista, deu um ar muito mais elegante ao evento e um sabor mais especial às bebidas.
O salão do ano passado também não agradou muito, pois acabou ficando reduzido para tantos participantes (foram 1500), algo que foi muito criticado também. Pensando nisso, a organização escolheu os salões do Brasília Palace Hotel que conta, ao todo, com 1200 m2, sem incluir a ampla área livre dos jardins.
Além disso, foi criado um Espaço Gourmet com 18 estações, entre restaurantes e marcas como Oscar, Oliver, Bacco, Delicate Saladas e Conservas, Bolos do Be, queijos Serra das Antas, Café Antonello Monardo, Doux Brigaderia, Cantinho do Azeite e com atrações como pães artesanais, azeites portugueses, incluindo carnes nobres, queijos, ceviches, ostras, doces, chocolates e outros quitutes. Todos vendidos a preços honestos. Sem dúvida, foi mais um ponto bastante positivo em relação ao ano passado, quando muitos reclamaram de ter de enfrentar filas para jantarem no Côco Bambu e também da ausência de petiscos.
Novidades
Os expositores de outros segmentos: automotivo, cosmético, turístico e imobiliário também engradeceram o evento e agradaram o público. Até um pequeno espaço foi destinado a Coca-Cola que distribuiu o produto na versão tradicional e light e fez a alegria de muita gente (rsrsrs). Também foi montado um totem de fotografias da Looklee, que imprimia fotos instantaneamente e de graça!
Prêmio Brinda Brasil de Espumantes
Pela segunda vez foi realizado o prêmio Brinda Brasil de Espumantes Brasileiros com rótulos do evento. Participou da eleição dois júris: um especializado, que analisou detalhes mais técnicos das bebidas, e um júri popular, que elegeu os vinhos pelo “paladar médio” dos consumidores. Cada estande com espumantes premiados estampou (com orgulho, claro!) adesivos das medalhas recebidas: ouro, prata e/ou bronze. A vinícola Garibaldi foi a que mais recebeu prêmios, ao todo foram oito: quatro ouros e quatro pratas.
A Adolfo Lona, embora não tenha recebido nenhum prêmio na categoria ouro, foi a que seguiu a Garibaldi em número de prêmios: sete ao todo. A eleição aconteceu no dia 20 de junho. Leia aqui para conhecer o jurado e todos os espumantes vencedores.
Sustentabilidade
Um outro aspecto que merece destaque e aplausos é o Instituto Brinda Brasil de Responsabilidade Social, criado o ano passado, com a intenção de minimizar impacto ao meio ambiente. Em 2016, todo o lixo do evento (garrafas, rolhas, embalagens etc) foi destinado à Associação Ambiente dos Recicladores da Vila Estrturural. Este ano, como prova de que a parceria deu certo, um estande exclusivo foi montado com vasos e enfeites elaborados exclusivamente do material arrecadado no Brinda 2016. Tudo foi transformado em produtos vendáveis de muito bom gosto a fim de gerar recursos aos trabalhadores de reciclagem (eu mesma comprei um jarro lindo!!!).
O mesmo irá acontecer este ano, quando todo o lixo do evento será diretamente entregue para a mesma Associação desenvolver e reaproveitar o material. Para liderar a campanha, Sônia Couto, da Organização Amigas do Bem, foi nomeada como Embaixadora das Ações Sociais do Brinda Brasil.
Brinde ao sucesso do evento
Adorei participar do Brinda Brasil 2017. Parabéns aos organizadores que souberam aproveitar as críticas do ano passado e transformá-las em ações inovadoras. Enfim, para mim o evento foi uma surpresa em todos os sentidos, encantador!
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Fotografias: Claudio Cabrito