Eu, Bianca Dumas, colaboradora do Blog Vinho Tinto, e a Etiene Carvalho, editora do Blog, tivemos a oportunidade de participar da 3º edição da Sparkling Wine Fair, que ocorreu no Pontão em Brasília nos últimos dias 14 e 15 de setembro. Na verdade, a Etiene foi no primeiro dia e eu, no segundo. O ambiente estava lindo e a festa foi bem animada nos dois dias!
Quem esteve no evento pôde conferir os espumantes de mais de 40 vinícolas nacionais e internacionais e aproveitar 140 rótulos que estavam disponíveis para degustação e vendas. Algumas vinícolas que estiveram por lá foram: Aurora, Garibaldi, Viapiana, Casa Valduga, Casa Perini, Salton, Vidigal Wines, Bodegas Bovanal, Puklavec Family, Terranostra, Martini, Vértice, Cave Messias, Monte do Pintor, Jaume Serra e Paulo Laureano.
De acordo com os organizadores, o evento dessa ano superou as expectativas em vários sentidos: contou com um público de aproximadamente 3 mil pessoas nos dois dias, teve mil garrafas abertas e 60 empresas envolvidas.
Destaques
Claro que não conseguimos degustar todos os espumantes da feira e como estava cheio tivemos dificuldades para ter acesso a alguns rótulos, mas vou tentar fazer um resumo aqui dos espumantes que mais gostamos!
Um dos espumantes que mais me surpreendeu foi o brasileiríssimo Viapiana Brut Rosé Champenoise 218 dias.
Muito equilibrado e cremoso! Cor rosa claro, com perlage persistente e abundante. Fresco, acidez média alta. As notas de frutas vermelhas no aroma e paladar encantaram! Também foi possível perceber um leve toque de panificação, provavelmente por causa do tempo que em que o vinho ficou em contato com as leveduras – 218 dias, daí o número no rótulo. É elaborado com as castas: Merlot, Viognier, Riesling Itálico. Preço médio: R$ 70,00.
Fiquei curiosa com os outros espumantes desse produtor, mas quando passei pelo estande somente esse estava aberto. Vai ficar para uma outra ocasião! Quem sabe um dia vou a Flores da Cunha conhecer essa vinícola. Parece que eles têm um espaço bem legal para enoturismo. Pode ser uma alternativa diferente para quem já conhece o Vale dos Vinhedos!
Outro espumante que me chamou a atenção foi o Casa Valduga 130 Brut Blanc de Blanc.
Elaborado pelo método tradicional, com a casta Chardonnay das melhores safras. Ele permanece em contatos com as lias durante 36 meses. O perlage é fino e persistente. Boa intensidade aromática. Apresenta notas de frutas brancas e leveduras. A acidez é média alta, apresenta ótima cremosidade em boca e final longo. Preço médio: 150 reais.
Já o espumante que a Etiene mais gostou, e que também apreciei bastante, foi o Pizzato Brut Branco Tradicional D.O.V.V.
Esse é um espumante que possui a da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.). Também é elaborado com as castas Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional e fica em contato com as leveduras durante 15 meses. Os aromas são de frutas brancas e cítricas com leves notas de leveduras. Possui boa acidez e boa persistência. Preço médio: 129 reais.
Também vou destacar mais dois brasileiros que me chamaram a atenção:
Garibaldi Acordes Champenoise Extra Brut
Elaborado com Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional, ficando em contato com as lias por 24 meses. Esse espumante tem um perfil mais encorpado que os demais. As notas de panificação são bem evidentes. Também foi possível notar aromas de castanhas e frutas de caroço. Em boca, apresentou boa acidez e persistência. Por ter mais corpo e boa complexidade, pode ser uma boa opção de harmonização com um prato de frutos do mar mais estruturado. Preço médio: 115 reais
Aurora Pinto Bandeira Extra Brut
Possui a Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira (a segunda região demarcada a no Brasil), na Serra Gaúcha. Também é elaborado pelo método tradicional com as castas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico e fica em contato com as leveduras durante 24 meses. É um espumante equilibrado, delicado e fresco, com leves aromas de leveduras, frutas cítricas e de caroço. Em boca, apresentou ótima acidez. Preço médio: 90 reais.
Outros detalhes:
No Sparkling Wine Fair as comidinhas eram pagas, mas tinham ótimas e variadas opções, como o Crepe de Paris, o Nikkei, além dos doces do Graco Magalhães. Ah! Também não poderia deixar de registrar que o Empório Leninha Camargo, com seu maravilhoso buffet de frios, queijos e outros antepastos marcou presença no evento. No primeiro dia, a Etiene aproveitou pra fazer uma foto com a Leninha aqui pro blog.
Balanço Geral
Gostamos muito desse evento, onde foi possível aproveitar a festa além de degustar bons espumantes e aproveitar boa gastronomia em um espaço muito bonito com pessoas muito animadas! Infelizmente, não ficamos para curtir o show da Patrícia Medeiros, mas só ouvimos elogios sobre ele!
Agora é só esperar pela próxima Sparkling Wine Fair, que já tem data marcada! Vai acontecer nos dias 13 e 14 de setembro de 2019!
Texto: Bianca Dumas
Fotos: Claudio Cabrito
Abaixo confira algumas fotos. Para ver mais fotos clique aqui.