Embaixada da Grécia recebe degustação de vinhos

O Embaixador da Grécia no Brasil, Ioannis Tzovas Mourouzis, realizou um evento especial na embaixada grega em Brasília, em colaboração com a importadora Monte Dictis, especialista em vinhos e alimentos gregos.

O evento foi iniciado com uma masterclass exclusiva que destacou alguns dos vinhos mais representativos e significativos da Grécia, demonstrando a fusão da tradição com a modernidade, elementos que são essenciais para a identidade vitivinícola do país, pioneiro na viticultura mundial.

Os vinhos degustados, originários de regiões notáveis como Peloponeso, Macedônia e Santorini, foram apresentados pela jornalista e especialista em vinhos Etienne Carvalho.

Georges Karakaxis, empresário grego e fundador da Monte Dictis, que estava presente no evento, comentou: “Profissionais e entusiastas do vinho na capital tiveram a chance de experimentar vinhos produzidos na terra de Dionísio, que estão cada vez mais populares entre os consumidores brasileiros.”

A segunda parte do evento enriqueceu a experiência ao introduzir outros produtos típicos da Grécia. Durante o “Wine and Mezé Tasting Grécia”, os participantes puderam saborear azeitonas e azeites, parte integral dos ‘mezés’ gregos, que foram providenciados de Esparta, no Peloponeso. Essa região é conhecida pela fertilidade de suas terras e por produtores que seguem práticas sustentáveis de cultivo, com uma tradição de mais de 100 anos.

Monte Dictis, que leva o nome das “montanhas de Lassithi” em Creta, é associado à mitologia grega como o local de nascimento de Zeus. Segundo o mito, Zeus foi escondido numa caverna dessas montanhas para escapar de seu pai, sendo amamentado pela cabra Amalteia, cujo Chifre da Amaltheia é também conhecido como Cornucópia. A área de Dictis abrange municípios como Lassithi Plateau, Agios Nikolaos, Ierapetra, Viannos, Minoa Pedias e Hersonissos.

Leia também – Notas de vinho por Etienne Carvalho- Ed.34

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Reforma Tributária: Como o Vinho Será Afetado?

A reforma tributária está prestes a impactar o preço das bebidas alcoólicas, tornando-as mais caras…

O Melhor da UVVA apresentado pela ABSDF em Brasília

Na última sexta-feira, dia 24, a ABS/DF (Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal), em…

Celebração de Corpus Christi em Flores da Cunha

A cidade de Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, se prepara para ser…

Sete Lendários Miolo

O Miolo Wine Group está em uma jornada pelo Brasil para apresentar a terceira Coleção…