Vinícola Brasília: negócio que promete revolucionar o mercado de vinhos finos inaugura no aniversário de 64 anos da capital

Num cenário próspero e fecundo como o Centro-Oeste brasileiro, nasce a inspiradora Vinícola Brasília. Este empreendimento está prestes a abrir suas portas oficialmente em abril, oferecendo aos habitantes locais e aos turistas uma experiência ímpar. A união de dez renomados vinhedos da região – Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena, Alto Cerrado, Villa Triacca e Vista da Mata – promete revolucionar a produção nacional de vinhos finos de colheita de inverno, empregando práticas sustentáveis que impulsionam a economia local, gerando empregos e fomentando o turismo. Não poderia haver uma data mais emblemática para o lançamento deste projeto visionário: 21 de abril, o aniversário da capital do país.

A história por trás da Vinícola Brasília remonta aos anos 1970, após a fundação de Brasília, quando numerosos imigrantes, especialmente do Sul do país, migraram para a região em busca das terras férteis e produtivas. O cultivo de uvas e a produção de vinhos tornaram-se uma paixão local, alimentando o sonho de tornar a região uma referência nacional na produção de uvas de alta qualidade para vinhos finos. Atualmente, o empreendimento é gerido por dez famílias que se uniram com esse objetivo na região do PAD-DF, destacando a casta Syrah como a principal variedade tinta. Os vinhedos iniciais foram estabelecidos em 2018, abraçando uma diversidade de outras castas, tais como Tempranillo, Cabernet Franc, Marcelan, Sangiovese, Grenache, Malbec, além das variedades brancas Sauvignon Blanc e Viognier.

O projeto tem sido um verdadeiro catalisador de criatividade e colaboração, transformando a Vinícola Brasília em um farol de inovação e progresso na região. Consultores franceses e enólogos do Sul do país contribuíram significativamente para o processo de desenvolvimento, enquanto os renomados estúdios de arquitetura Studio AZ e Lazzeri somaram suas expertises no projeto arquitetônico das instalações, criando um ambiente que mescla harmoniosamente o contemporâneo com o tradicional, cativando tanto os apreciadores do vinho quanto os interessados na história local, em uma área de 1.821,63 m².

A estrutura física para a vinificação é compartilhada entre todos os sócios, com equipamentos e maquinários de uso comum para a produção de vinhos assinados pela Vinícola Brasília, os quais são elaborados a partir de uma cuidadosa combinação das uvas provenientes dos vinhedos do grupo, assim como para a produção de rótulos que expressam a identidade e estilo único de cada vinhedo.

A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Vinícola Brasília, que se dedica a práticas sustentáveis como a gestão eficiente da água, utilizando sistemas de irrigação inteligentes e técnicas de reutilização, visando a redução do desperdício e garantindo a qualidade das uvas. Além disso, os vinhedos estão inseridos em uma área de preservação ambiental, onde há um cuidadoso zelo pela vegetação nativa e seus ecossistemas.

Com o lançamento oficial da Vinícola Brasília, surge a oportunidade de explorar cinco novos rótulos, somados ao já prestigiado Vinho Monumental Syrah, cujo lançamento em 2023 o colocou em destaque como um dos 16 vinhos mais representativos na Avaliação Nacional de Vinhos da mesma safra em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Este vinho singular, distinto por sua técnica de dupla poda, foi o único premiado entre 500 rótulos avaliados no Brasil.

Entre os novos rótulos, destacam-se o Rosé Pilottis, um blend delicado de Syrah e Tempranillo com aromas sutis de cereja, ameixa e maçã; o Sauvignon Blanc Cobogó, um vinho intenso e aromático, repleto de notas de pera, melão, goiaba, figo, e nuances de arruda e broto de tomate; o Malbec Syrah Croqui, um tinto encorpado ideal para harmonizar com carnes vermelhas, suínas, massas e queijos fortes; o Malbec Alvorada, um tinto encorpado envelhecido por 18 meses em barricas de carvalho, com grande potencial de guarda; e o Syrah Alvorada, um tinto encorpado e maturado por 12 meses em barricas de carvalho, fácil de harmonizar com diversos pratos, especialmente carnes, aves e queijos intensos.

No dia 21 de abril, a partir das 16h, a Vinícola Brasília convida o público a celebrar sua inauguração na cidade, oferecendo ingressos a partir de R$ 390 por pessoa (1º lote), que incluem degustação e um tour pelo espaço. Mais detalhes estão disponíveis no site da vinícola, e os valores para os demais dias de visitação serão divulgados em breve.

“Para além da produção de vinhos excepcionais, a Vinícola Brasília compromete-se a proporcionar experiências enoturísticas memoráveis aos visitantes. Tours pelos vinhedos, degustações guiadas, cursos de vinhos e eventos especiais estão sendo meticulosamente planejados para celebrar não apenas o vinho, mas também a rica herança cultural dos pioneiros que contribuíram para moldar a história desta região”, afirmam os sócios.

Serviço:
Vinícola Brasília – Abertura oficial
Data: domingo, 21 de abril, a partir das 16h
Ingressos: a partir de R$ 390 no site
Mais informações: @vinicolabrasilia – Instagram

Leia também – Notas de vinho por Etienne Carvalho- Ed.33

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Açougue do Berg na 1ª edição do Casamento Comunitário de 2024

O restaurante Açougue do Berg, localizado na entrada da Asbac, preparou cinco jantares para presentear…

Documentário: Como Apreciar Vinhos estreia no Sabor & Arte

No sábado, dia 27, o Sabor & Arte apresentou o documentário inédito “Ensinando Como Apreciar…

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…