Seis novos rótulos têm Indicação de Procedência Altos Montes recomendados

Nesta quarta-feira (10/04), a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes, em colaboração com enólogos das vinícolas associadas, realizou na Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a avaliação dos vinhos candidatos a receberem o Selo de Indicação de Procedência Altos Montes. Um total de seis rótulos de vinhos tintos foram recomendados para receber o selo da IP, sendo dois da safra 2020, dois da safra 2021 e dois da safra 2022, que foram submetidos a uma reavaliação.

As vinícolas participantes da avaliação foram a Vinícola Bebber, que submeteu um rótulo para reavaliação, e a Vinhos Fabian, que apresentou cinco rótulos para análise. O Comitê de Avaliação foi composto por André Tonet, enólogo e proprietário da Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Janaina Massarotto, enóloga e proprietária da Vinícola Marzarotto, e Delto Garibaldi, enólogo da Vinícola Mioranza e proprietário do Laboratório Lavin, parceiro da Associação para análises de vinho com o selo da IP.

Confira abaixo a lista dos vinhos reavaliados que serão lançados nos próximos 120 dias:

Vinícola Bebber

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2021)

Vinhos Fabian

Vinho Fino Tinto de Guarda Merlot (safra 2020)

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon (safra 2020)

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Sauvignon e Merlot (safra 2021)

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc (safra 2022)

Vinho Fino Tinto de Guarda Cabernet Franc e Merlot (safra 2022)

Criada em 2002, a Associação conta atualmente com 19 vinícolas e 15 estabelecimentos turísticos. Seu objetivo principal é unir as empresas da região para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa vitivinícola. Hoje, a entidade concentra esforços em promover a organização da área geográfica designada para a produção de vinhos finos. Isso inclui a busca por certificação de origem, divulgação, comercialização e estímulo do potencial enoturístico através do roteiro da Região dos Altos Montes.

Entre os membros da Associação estão: Adega Dom Camilo, Belvedere Bar & Café, Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino – Vinhas & Vinhos, Cantina Del Gallo, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina – Vinhos & Vinhedos, Colônia Muraro, Essência Enoturismo e Wine Lodge, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Gran Nero, Hotel Fiório, Letto Hotel Flores da Cunha, MOM – Gastronomia & Lounge, Pizzaria Chef Bio, Pousada da Capela, Pousada e Restaurante Del Miro, Pousada Rugero, Prefácio Bistrô, Ristorante Dolce Itália, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Debon, Vinícola Família Ulian, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Para mais informações, acesse o perfil @altosmontesoficial.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Dia do Coquetel: Saboreie Receitas com Vinho

No dia 18 de maio é celebrado o Dia do Coquetel e o vinho pode…

Inscrições abertas: Workshops no 8º Festival Gastronômico de Atibaia

O 8º Festival Gastronômico de Atibaia está de volta, trazendo várias novidades neste ano! Além…

Logística reversa de vidro agora é monitorada em todo o Brasil

A Central de Custódia, empresa especializada em verificação de resultados da logística reversa de embalagens…

Decanter Wine Day 9ªedição

Prepare-se para a nona edição do Decanter Wine Day, um dos eventos mais prestigiados de…