29ª Avaliação Nacional de Vinhos bate novo recorde

Evento bate o recorde de amostras inscritas

A 29° Avaliação Nacional de Vinhos teve sua primeira edição em 1993 com 42 amostras e depois dessa tragetória, participou ativamente da evolução da produção nacional, tornando-se a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Consolidada como o maior momento do vinho brasileiro, cruzou essas 29 safras integrando regiões produtoras e enólogos de todo o país, promovendo e divulgando a bebida que hoje é reconhecida dentro e fora do Brasil. Depois da ‘Safra das Safras’ em 2020, o vinho brasileiro alcançou um patamar até então inédito e vive hoje seu melhor momento. O novo recorde de amostras no evento reflete o bom período. São 406 amostras de 56 vinícolas dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A 29° Avaliação Nacional de Vinhos trás amostras de várias safras

O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo André Gasperin, ressalta que agora começa uma grande operação, envolvendo diversas etapas. “Encerradas as inscrições das amostras, agora partimos para a coleta direta dos tanques ou barricas e na sequência a degustação às cegas por dezenas de enólogos”, destaca.

O resultado será apresentado ao vivo pelo canal da ABE no Youtube no dia 6 de novembro. O kit das 16 garrafas de 187 ml, criado no ano passado, conquistou o público, que pode acompanhar a Avaliação ao vivo, além de compartilhar a experiência entre amigos no aconchego de casa, na empresa entre colegas ou em ambientes abertos, garantindo maior segurança a todos. Este ano, o formato se repete. Para isso, o público vai precisar esperar até o dia 28 de setembro para adquirir os kits, que este ano terá três ao invés de duas taças personalizadas, permitindo que mais pessoas vivam a experiência. A venda será através do site www.enologia.org.br. Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior. Mais de 7 mil pessoas já visualizaram.

Presidente e enólogo André Gasperin

O site da ABE disponibiliza a retrospectiva da avaliação nacional de vinhos com todas as informações sobre a 29° edição do evento. Basta acessar o link https://www.enologia.org.br/noticia/avaliacao-nacional-de-vinhos-safra-das-safras-leva-ao-recorde-de-amostras.

Leia: Aos 111, Família Salton foca em inovar marca

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…