A Enogastronomia perde o empresário Celso La Pastina

Celso La Pastina
Celso La Pastina

O falecimento do empresário Celso La Pastina foi uma enorme perda pra o mundo da enogastronomia – era uma figura emblemática do vinho e da gastronomia, suas grandes paixões. Presidente do Grupo La Pastina, que detém as empresas La Pastina, World Wine e o Restaurante Enosteria Vino e Cucina, Celso protagonizou uma história de sucesso.  A La Pastina foi fundada em 1947 pelo seu pai, Vicente La Pastina, imigrante italiano. Aos 20 anos de idade, em 1978, Celso começou a trabalhar com o pai por vontade própria, enquanto ainda cursava Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

A partir daí, expandiu cada vez mais os negócios da família, consolidando seu posicionamento no mercado e sendo o pioneiro na criação de produtos da enogastronomia mediterrânea com a marca própria La Pastina, que abrange arrozes, temperos, molhos e muitos outros.


Apreciador do bem viver, não havia nada mais importante para ele do que estar em volta de uma mesa farta para celebrar com quem mais amava. Dizia também que “compartilhar uma refeição com a família é uma das coisas que se pode chamar de pequena, mas que tem um valor gigantesco”.
Em 1999 Celso fundou a World Wine, especialmente para dedicar toda a sua paixão pelo mundo dos vinhos. Desde então, passou a ser considerado um dos grandes impulsionadores do crescimento do mercado de vinhos no Brasil. Autoridade no tema, para ele, “o vinho é prazer líquido”.Em relação à World Wine, ele sempre focou em rótulos de alta qualidade e não em volume, para disponibilizar ao consumidor vinhos excepcionais, fato que levou à abertura de 14 lojas próprias espalhadas pelo país.

Celso La Pastina (3)
Celso La Pastina (3)

Em 2007, ano em que a empresa completou 60 anos, um grande marco para sua história foi a inauguração de um dos maiores e mais modernos Centro de Distribuição da América Latina, no Ipiranga, em São Paulo, e sua sede ocupa uma área de 16 mil metros quadrados, com mais de 400 colaboradores. Em 2011, adquiriu a importadora e lojas Fasano. Hoje, desenvolve produtos Fasano como massas, molhos, azeites, acetos, conservas e panetones, todos trazidos da Itália.

Celso La Pastina, um empresário com ética, competência e visão, deixa um legado memorável e expertise para a família e para o Grupo La Pastina, composto de uma equipe muito experiente, estruturada e robusta, que perpetuará sua paixão de levar à mesa dos brasileiros uma experiência enogastronômica de excelência.

Celso La Pastina

Celso La Pastina faleceu em 20 de agosto de 2020, em decorrência de complicações cardíacas ocasionadas pelo COVID-19.

Relembre aqui a entrevista que o Blog Vinho Tinto fez com Celso La Pastina.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…