Donna Enny – Um “Fumé Blanc” Brasileiro delicioso

Dona Enny - Feito pela Villagio Basset em homenagem à matriarca da família
Donna Enny – Feito pela Villagio Basset em homenagem à matriarca da família

Esse aí é o tipo do vinho que não é muito fácil de ser encontrado pelo mundo – um Sauvignon Blanc fermentado em barrica de carvalho. Na Califórnia, onde é mais comum, é chamado Fumé Blanc.

O Donna Enny é um exemplar brasileírissimo produzido pela @villaggiobassetti na Serra Caterinense, onde a Sauvignon Blanc tem sido considerada rainha dentre as brancas.

Homenagem à Donna Enny

Donna Enny - Sauvignon Blanc fermentado em barrica
Sauvignon Blanc fermentado em barrica pela Villagio Bassetti

É uma homenagem à matriarca da família – Donna Enny – e leva seu nome. Normalmente são produzidas 1500 garrafas em média por safra e todas são numeradas uma a uma à caneta pelos produtores. A fermentação desse vinho acontece em barricas de carvalho francês, que aportam certo toque amanteigado à tão comumente ácida e aromática Sauvignon Blanc. A cor do vinho tem um dourado intenso bem brilhante, típico do processo de fermentação realizado em barricas. No nariz apresenta notas de defumado com cítricos. As notas herbáceas típicas da Sauvignon Blanc não são facilmente identificadas. Na boca é untuoso, corpulento e conta com uma acidez média. Tem uma boa persistência.
De modo geral, gostei muito do Donna Enny, vinho muito bem feito e que não é enjoativo, mesmo com as notas amanteigadas do fim de boca. Acredito que a acidez da uva tenha casado muito bem as notas de fumaça deixadas pela fermentação. Quem aprecia brancos encorpados, vai amar!!!! Preço médio: R$133,00.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…