Como abrir um espumante de maneira correta e elegante

O final do ano chegou e com ele a incrível vontade de abrir aquele espumante que você guardou o ano inteiro para uma ocasião especial. O problema agora é como fazer isso de maneira correta, elegante e, claro, sem desperdiçar nada.

Saiba como abrir um espumante

Ao contrário do que muita gente pensa,  ao  abrir um espumante com elegância, a rolha não deve fazer barulho e nem voar longe para evitar com que o gás, uma das coisas mais importantes da bebida, se mantenha por mais tempo. Quando o espumante é aberto de forma correta, preserva-se o aroma da bebida e a sua perlage (borbulhas  de gás carbônico que se formam quando um espumante  é servido).
O sommelier Leonildo Santana de um dos mais tradicionais restaurantes de Brasília, o Dom Francisco da Asbac, está acostumado a servir importantes políticos e empresários do nosso país com muita classe, principalmente, em dias de festa. Gravei um pequeno vídeo com ele para ensinar passo a passo a forma refinada de se abrir um espumante. Confira:

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…