Como abrir um espumante de maneira correta e elegante

O final do ano chegou e com ele a incrível vontade de abrir aquele espumante que você guardou o ano inteiro para uma ocasião especial. O problema agora é como fazer isso de maneira correta, elegante e, claro, sem desperdiçar nada.

Saiba como abrir um espumante

Ao contrário do que muita gente pensa,  ao  abrir um espumante com elegância, a rolha não deve fazer barulho e nem voar longe para evitar com que o gás, uma das coisas mais importantes da bebida, se mantenha por mais tempo. Quando o espumante é aberto de forma correta, preserva-se o aroma da bebida e a sua perlage (borbulhas  de gás carbônico que se formam quando um espumante  é servido).
O sommelier Leonildo Santana de um dos mais tradicionais restaurantes de Brasília, o Dom Francisco da Asbac, está acostumado a servir importantes políticos e empresários do nosso país com muita classe, principalmente, em dias de festa. Gravei um pequeno vídeo com ele para ensinar passo a passo a forma refinada de se abrir um espumante. Confira:

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…