Grand Cru e Bodega Austral promovem degustação dos vinhos Brancaia

A convite da Grand Cru e da Bodega Austral tive a oportunidade de conhecer os excelentes rótulos italianos da vinícola Brancaia da Toscana! A degustação foi conduzida pela representante da marca, Lucia Borri, para um pequeno grupo de clientes convidados.

Vinhos
Foram servidos 4 vinhos: Brancaia TRE Maremma IGT 2016, Brancaia Chianti Classico DOCG 2016, Brancaia Chianti Classico Riserva DOCG 2015 e Supertoscano Brancaia Ilatria 2014.
O primeiro a ser apresentado foi o TRE Maremma IGT 2016.

É um vinho simples e saboroso. Foi possível perceber notas de amoras e cerejas e um pouco de ervas. A acidez é media e o tanino médio baixo. Tem persistência média. É agradável e fácil de beber. É elaborado com Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot e envelhece por 12 meses em barrica de carvalho. Preço: 129,90
Após o TRE, partimos para o Chianti Classico e o Chianti Classico Riserva! Gostei muito dos dois! São vinhos que você pode levar pra um jantar com os amigos sem medo de errar! Agrada fácil!

O Chianti Clássico 2016 é um vinho leve com aromas de cerejas, leve floral, especiarias doces e pimenta negra. A acidez e taninos são médios. Tem boa persistência. É um vinho bem típico com boa intensidade aromática. É elaborado com sangiovese e canaiolo e passa 12 meses em barricas de carvalho. Tem um bom custo pela qualidade que entrega. Está por R$ 139,90.

Já o Chianti clássico Riserva 2015 tem alta intensidade aromática e boa complexidade. Sem dúvida é um vinho mais estruturado. Os aromas de madeira são mais perceptíveis mas não mascaram fruta. Apresentou notas de cerejas negras, baunilha, balsâmico. A acidez e os taninos também são médios e a persistência é média alta. É um vinho bem equilibrado! É elaborado com sangiovese e merlot e passa por 16 meses em barrica de carvalho. Custa R$ 239,90.
Por fim, degustamos o Supertoscano Brancaia Ilatraia Toscana IGT 2014.

Possui muito estrutura e boa complexidade. Os taninos estão jovens e são médio altos e a acidez é média alta. As notas de frutas negras, eucalipto e pimenta são pronunciadas É um vinho que pode envelhecer para alcançar sua maturidade. É elaborado com Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Cabernet Franc. Amadurece por 18 meses em barris de carvalho francês. Preço: 629,90