Brasil conquista oito prêmios em competição internacional de vinhos em Budapeste
Quatro vinícolas brasileiras foram agraciadas com oito prêmios durante o 25º VinAgora International Wine Competition, realizado de 5 a 8 de abril, na deslumbrante cidade de Budapeste, na Hungria. O país conquistou sete Medalhas de Ouro e uma Medalha de Prata nesta renomada competição.
O evento integra os concursos organizados pela VINOFED, federação mundial das principais competições internacionais de vinhos e bebidas espirituosas, e reúne atualmente 15 grandes certames. Um total de 876 amostras foram avaliadas, sendo 674 da Hungria e 202 de países estrangeiros, por um júri composto por 69 especialistas de 17 países, incluindo a Hungria, garantindo a excelência e imparcialidade do evento.
O Brasil foi representado pelo enólogo Bruno Motter, que ganhou a viagem como prêmio ao ser eleito Enólogo do Ano 2022 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Motter compartilha sua experiência: “Foi um privilégio degustar vinhos de 13 países. Muitas amostras eram do Leste Europeu e de vinhos brancos e tintos mais leves de uvas autóctones da Hungria e regiões vizinhas, o que mostra a tendência pela procura por esses estilos de vinhos”.
PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
Don Guerino Monteolivo Alvarinho 2023 – Don Guerino
Don Guerino Monteolivo Merlot e Cabernet Franc 2022 – Don Guerino
Forestier Chardonnay 2023 – Maison Forestier Vinhos e Espumantes
Garibaldi Espumante Viognier Natural Branco Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Jolimont Espumante Moscatel 2023 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2017 -Vitivinícola Jolimont
Jolimont Marselan Querências do Sul 2021 – Vitivinícola Jolimont
Medalha de Prata
Jolimont Chardonnay Reserva 2022 – Vitivinícola Jolimont
Leia também – Novos proprietários da Adega Almeida